Tirar a camisa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

16 - 26%
11 - 18%
5 - 8%
19 - 31%
8 - 13%
2 - 3%
 
Total de votos: 61
+21
Elton Rodrigo
Aether
Alexandre
And24ml
Welington Santos
gsouza16
Junior Santos
Rafapena
Lucas S
Um cara top
Vareta
Marcos
Biel-Matos
Marczord
xPedro
G. Santos
Reinaldo
viniciusribeiro
b3863557@gmail.com
Lucca
sodebermuda
25 participantes
 
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Qui 12 Set 2019 - 11:10
Alguns homens sentem enorme desconforto em serem vistos sem camisa. Se esse for o seu caso, você não é o único - como deve ter percebido pelos vários relatos publicados neste fórum.

Há diferentes motivos que podem levar a essa dificuldade e costumam variar de homem para homem.


Timidez/Insegurança

Embora seja comum dizemos que temos "vergonha" de ficar sem camisa, o termo mais adequado nesse contexto seria "timidez". Insegurança e baixa autoconfiança levam alguns homens a evitar ficar sem camisa em público, com medo que as pessoas julguem a sua atitude. Como se ficar sem camisa fosse "errado" ou até mesmo "proibido".


Vergonha de expor as imperfeições do corpo

Quando ficamos sem camisa, todas aquelas imperfeições do corpo que antes a roupa escondia agora ficam à mostra. E aquelas imperfeições que nem a roupa é capaz de esconder ficam ainda mais evidentes. Porém nem todos conseguem lidar bem com isso. Há quem evite ser visto sem camisa por sentir vergonha - ou até mesmo culpa - de não conseguir manter o corpo com uma aparência saudável ou esteticamente agradável. Muitos afirmam que não têm "corpo para ficar sem camisa" e que, antes de começarem a ficar sem camisa em público, precisarão frequentar uma academia primeiro. Basicamente um problema com a aceitação do próprio corpo.


Vergonha de expor as mudanças sofridas na adolescência

Nem todos os homens se sentem confortáveis em expor as mudanças que seu corpo sofreu na adolescência. Alguns ficam receosos de exibir os pelos do corpo, enquanto outros, ao contrário, têm vergonha de não ter pelos. Há também quem tenha sofrido mudanças na forma física durante a adolescência, engordando ou emagrecendo, e acabam ficando inseguros de expor o corpo. Muitos chegam à idade adulta sem conseguir superar essas inseguranças.


Receio de comentários de familiares, amigos ou conhecidos

Pessoas mais próximas a nós tendem a ser mais abertas e a expressarem aquilo que realmente pensam, sem "filtros". Por receio em ouvir algum questionamento, "zoação" ou comentário constrangedor, há quem só fique à vontade em ficar sem camisa diante de desconhecidos. Há casos ainda em que os familiares não estão acostumados a ver a pessoa sem camisa, fazendo mais comentários e perguntas.


Receio de que outras pessoas achem isso ofensivo

Alguns homens evitam ficar sem camisa em ambientes onde isso não é comum - na rua, em determinadas localidades, por exemplo - por medo que outras pessoas que frequentam esses locais reajam mal - com olhares de desaprovação ou até mesmo repreensões diretas. Há quem tenha receio de ficar sem camisa especialmente diante de mulheres desconhecidas - principalmente as de mais idade - temendo que alguma delas se sinta ofendida ao se deparar com um homem sem camisa em público.

* * *

Esses costumam ser os principais motivos que levam a alguns homens a ter dificuldade de ficar sem camisa diante de outras pessoas, mas certamente não são os únicos.

E você? Por que tem vergonha de ficar sem camisa? É por algum desses motivos relacionados acima? Responda a enquete acima e comente abaixo, se desejar. Caso seja um motivo diferente dos mencionados aqui, conte-nos qual é.

Desde já, agradeço a participação! Wink


Última edição por Lucas S em Ter 16 Ago 2022 - 23:44, editado 9 vez(es) (Motivo da edição : Tópico reformulado)
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Dom 15 Set 2019 - 9:38
A minha vergonha de ficar sem camisa começou quando eu ainda era muito criança. Não era por conta da minha forma física. Naquela época eu nem ligava para isso e achava o meu corpo bem normal. Também não era timidez, pois eu não era tímido nessa época - a timidez veio depois, conforme fui crescendo. A razão da minha resistência a ficar sem camisa era que eu queria evitar que as pessoas vissem meus mamilos! Era como se os mamilos fossem parte íntima do meu corpo. Eu achava que as pessoas iriam me ver sem camisa e falar (ou pensar) "olha lá os mamilos dele!", então eu buscava escondê-los.

A primeira vez que eu declarei ter vergonha de ficar sem camisa foi por volta dos 2 ou 3 anos de idade. Eu havia sujado minha camiseta e a minha mãe me fez tirar. Pedi uma camiseta limpa para ela e ela disse que não precisava, que eu poderia ficar sem camisa igual o meu pai estava. Eu fiquei desesperado, implorando para que ela me desse outra camiseta. Depois de uma hora de choro e muito escândalo da minha parte, ela acabou cedendo. Ela perguntou se eu tinha vergonha de ficar sem camisa e eu disse que sim. Só que eu não tinha coragem de dizer que era porque eu não queria mostrar os mamilos. Apenas disse que não sabia explicar por que eu tinha vergonha.

E isso foi assim durante toda a minha infância. Somente a partir dos 11 anos de idade é que algo começou a mudar. Vendo os meus vizinhos sem camisa, passei a ter vontade de estar como eles. Nessa idade era comum eu querer imitar os adultos só para parecer adulto. A vergonha de mostrar os mamilos continuava existindo, mas passei a pensar que talvez isso não fosse um problema em meio a outros homens que já estavam com os mamilos à mostra. E esse foi o primeiro passo para começar a vencer a vergonha de ficar sem camisa: ficar sem camisa onde já houvesse outros caras descamisados. Assim eu passaria "despercebido", imaginava eu. E foi a partir daí que eu comecei a ficar sem camisa em casa, pelo menos.

Só que daí veio outro problema: timidez. Passei a ter receio de tirar a camisa em determinadas situações, com medo que as pessoas me questionassem por que eu estava sem camisa, como se aquilo fosse uma coisa errada. Mesmo em casa, eu só tirava a camisa se eu tivesse uma justificativa muito forte para tal atitude ou se houvesse mais alguém sem camisa por perto. Basicamente, passei a tirar a camisa somente em dias extremamente quentes. Ainda assim cheguei a passar muito calor, com vontade de tirar a camisa, mas sem coragem. Em determinados anos em que o verão não foi muito quente, eu simplesmente não tirava a camisa!

E só recentemente é que comecei a atuar ativamente para superar essa vergonha de ficar sem camisa. Passei a me desafiar a ficar sem camisa nas mais diversas ocasiões. Investi para valer nisso e hoje estou colhendo os frutos. Hoje, com mais de 30 anos de idade, eu posso dizer que venci essa vergonha ou ao menos aprendi a lidar com ela. Em casa, tiro a camisa sempre quando me dá vontade e até na rua eu caminho sem camisa, algo que eu jamais imaginava que faria!

Mas existem algumas situações que ainda me deixam inseguro. Especialmente na rua. Em dias que não está muito calor ou quando o tempo está nublado, não tenho coragem de tirar a camisa na rua. Também não gosto quando estou sem camisa na rua e passa algum ônibus por mim, com todos os passageiros me vendo, como se fosse uma plateia. Com isso, só fico sem camisa na rua em horários em que o ônibus já passou ou em ruas onde não passa ônibus. Também tenho um certo receio de algum familiar meu me ver na rua sem camisa. Também fico um pouco constrangido ao passar por alguma mulher desconhecida. Se for alguma mulher mais velha, fico com receio dela estar fazendo mau juízo de mim - olha eu preocupado com o julgamento alheio! Agora, o que eu tenho medo de verdade é de um dia estar caminhando sem camisa pela rua e me deparar com um daqueles grupinhos de mulheres desinibidas que ficam falando alto, rindo e mexendo com todo mundo na rua, que a gente encontra de vez em quando. Eu fico vermelho só de imaginar a cena! Embarassed

Outra coisa que tenho vergonha é de aparecer sem camisa em fotos. Fico imaginando as pessoas vendo uma foto minha assim, observando cada detalhe do meu corpo, pensando sei lá o quê. Não, não dá! Se a pessoa estiver vendo a foto na minha presença então, vou ficar tão sem jeito que não vou saber o que fazer ou o que dizer!

Agora, permitam-me confessar uma coisa para vocês: hoje em dia eu ainda fico encabulado, às vezes, com as pessoas vendo meus mamilos quando estou sem camisa! É como se fosse uma "recaída". Geralmente acontece quando eu sou o único a estar sem camisa. Na maioria das vezes eu procuro disfarçar e fazer de conta que não estou incomodado. Mas tem vezes que eu não aguento e acabo cruzando os braços ou buscando algum jeito de, disfarçadamente, cobrir os mamilos! Laughing

Esses, por enquanto, são os meus "pontos fracos" que ainda persistem! Very Happy


Última edição por Lucas S em Dom 13 Set 2020 - 14:25, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Revisão de texto)
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 1:18
Sinto vergonha de ficar sem camisa, mas aquela vontade interna de ficar sem é terrível.
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 1:18
É possível ter um grupo ?
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 8:03
Sr Y escreveu:Sinto vergonha de ficar sem camisa, mas aquela vontade interna de ficar sem é terrível.
Seja bem-vindo, Sr Y.

Você gostaria de falar mais sobre isso? De onde você acredita que vem essa vergonha? Você tem algum problema/insatisfação com o seu corpo ou é apenas timidez?

Sr Y escreveu:É possível ter um grupo ?
Creio que você esteja se referindo a algum grupo no WhatsApp, Facebook, Discord etc. É isso? Se for, não pretendo fazer.  Não acho necessário. Na minha opinião, um fórum ou até mesmo um blog tem um alcance maior do que um grupo fechado. Em todo caso, nada impede que você mesmo crie um grupo particular e convide o pessoal para participar. Wink


Última edição por Lucas S em Seg 16 Set 2019 - 16:20, editado 2 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 9:16
Lucas S escreveu:Seja bem-vindo, Sr Y.

Você gostaria de falar mais sobre isso? De onde você acredita que vem essa vergonha? Você tem algum problema/insatisfação com o seu corpo ou é apenas timidez?

Timidez bem desde criança! Nunca me recordo de ser incentivado.
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Tem algum grupo?

Seg 16 Set 2019 - 9:31
Lucas S escreveu:Creio que você esteja se referindo a algum grupo no WhatsApp, Facebook, Discord etc. É isso? Se for, não pretendo fazer.  Não acho necessário. Na minha opinião, um fórum ou até mesmo um blog tem um alcance maior do que um grupo fechado. Em todo caso, nada impede que você mesmo crie um grupo particular e convide o pessoal para participar. Wink

Que pena é um contato mais próximo.
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 12:50
Lucas qnts anos tem?
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 17:28
Sr Y escreveu:Lucas qnts anos tem?
Tenho 32 anos.

Sr Y escreveu:Timidez bem desde criança! Nunca me recordo de ser incentivado.
Entendo. Comigo também foi desde criança. A diferença é que meus pais até tentavam me incentivar, mas quanto mais insistiam para eu tirar a camisa, mais eu resistia! Até que desistiram. Eu não gostava de ficar sem camisa - não ficava sem camisa nem sozinho - mas depois passei a tomar gosto pela coisa e acabei tendo que superar a vergonha por meus próprios meios.
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 17:39
Eu tô sem camisa agora, tá bastante calor, estando sozinho pra mim não há problemas.
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 19:41
Legal. E ficar sem camisa diante de outros caras descamisados? Você tem/teria problemas com isso?
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 21:28
Eu fiz isto no dia em que fui ao clube
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 22:13
Sr Y escreveu:Eu fiz isto no dia em que fui ao clube
E como foi a experiência? Foi o tempo todo tranquilo ou você ficou tímido em algum momento? Faria de novo?
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 16 Set 2019 - 23:03
Me senti livre, no tardar amanhã quero ir no clube.
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Ter 17 Set 2019 - 7:59
Muito legal. Então você até fica sem camisa diante de outras pessoas, mas desde que haja outros descamisados por perto. Comigo também era assim no começo.
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Sex 20 Set 2019 - 11:30
Vou no clube daqui a pouco
Lebre
Lebre
Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/09/2019

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Sáb 21 Set 2019 - 19:25
Quando eu era criança a vergonha era de me mostrar dessa forma na frente das pessoas. Eu tinha uma vergonha imensa de aparecer em frente a família sem camisa, não sei como isso começou, porque lembro de quando muito pequeno dormi somente de cueca, mas lembro que conforme fui crescendo a desculpa que eu usava era que não queria ficar dessa forma na frente da minha mãe. Não sei porque veio isso, mas eu detestava aparecer sem camisa e que alguém contasse a minha mãe, e ela nunca fez muita questão disso, nem se importava. Meu pai sempre ficava sem camisa, mas nem com ele tinha coragem, entretanto quando estava sozinho eu curtia muito e tentei ainda na infância começar a ser descamisado porque era o que eu mais queria. Continua sendo um desejo da infância forte, ser descamisado. Conforme fui crescendo muitas situações me deixaram mais receoso, mais inseguro de agir como eu mesmo, como eu gostaria de ser e mesmo agora adulto ainda tenho esse problema de me esconder, preferindo não mostrar muito de mim, como se eu estivesse protegendo algo dos outros. Ficar sem camisa de certa forma, pra mim é como se fosse a imagem de eu conseguir ser alguém forte de espírito, confiante e certo de mim mesmo
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Dom 22 Set 2019 - 10:45
Lebre escreveu:não sei como isso começou, porque lembro de quando muito pequeno dormi somente de cueca, mas lembro que conforme fui crescendo a desculpa que eu usava era que não queria ficar dessa forma na frente da minha mãe.

Seja bem-vindo, Lebre.

Comigo foi parecido. Eu também não tinha problemas com isso quando (muito) criança. Lembro-me que em dias quentes minha mãe costumava me deixar só de cueca em casa e, para mim, tanto fazia. Se quisesse, poderia me deixar pelado que eu não me importaria. Com o tempo é que fui me tornando uma criança tímida.


Última edição por Lucas S em Dom 13 Set 2020 - 13:25, editado 3 vez(es)
Lebre
Lebre
Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/09/2019

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Dom 22 Set 2019 - 22:17
É muito complicado quando se tem muita insegurança em ficar sem camisa, porque qualquer coisa vira desculpa para não ficar sem camisa. Várias vezes esse ano eu tive uma vontade imensa de ser descamisado total ao menos dentro de casa, até tive sonhos, mas quando tento me sinto preso, simplesmente não consigo. Hoje mesmo meu peito chegava a coçar por estar sem camisa, preferiria ficar sem, mas só me sinto mais a vontade em ficar assim quando estou perto de outros caras, e não consegui ficar sem camisa em casa como estava doido para ficar. Muitas noites eu durmo sem camisa, mas se saio do quarto eu vou lá vestir ela, honestamente muitas vezes isso me deixa muito impaciente, mas a insegurança é mais forte.
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 23 Set 2019 - 2:16
Acontece o msm comigo, sinto vontade ficar sem camisa perto de outros caras, como se fosse uma maneira de auto afirmar.
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 23 Set 2019 - 9:37
Lebre escreveu:É muito complicado quando se tem muita insegurança em ficar sem camisa, porque qualquer coisa vira desculpa para não ficar sem camisa. Várias vezes esse ano eu tive uma vontade imensa de ser descamisado total ao menos dentro de casa, até tive sonhos, mas quando tento me sinto preso, simplesmente não consigo. Hoje mesmo meu peito chegava a coçar por estar sem camisa, preferiria ficar sem, mas só me sinto mais a vontade em ficar assim quando estou perto de outros caras, e não consegui ficar sem camisa em casa como estava doido para ficar. Muitas noites eu durmo sem camisa, mas se saio do quarto eu vou lá vestir ela, honestamente muitas vezes isso me deixa muito impaciente, mas a insegurança é mais forte.

Sei bem como é isso. Comigo também foi assim. Ficamos com a sensação de que estamos fazendo algo errado e até mesmo nos sentimos "bobos" quando só nós estamos sem camisa e não há mais nenhum descamisado por perto.

Principalmente em dias que não está muito calor, que a gente fica pensado "tiro ou não tiro?". Ultimamente, para não ficar reticente, eu passei a usar a seguinte "técnica": quando está calor, vou ao meu guarda-roupas e visto a camiseta mais quente que tiver lá. Normalmente uma camiseta com um tecido um pouco mais grosso, de cor escura e com uma enorme estampa emborrachada. Aí fico com muito calor e isso acaba me servindo de "incentivo" para tirar a camisa! Tem dado certo até então.

Sr Y escreveu:Acontece o msm comigo, sinto vontade ficar sem camisa perto de outros caras, como se fosse uma maneira de auto afirmar.

Eu diria que é uma maneira de nos sentimos parte de um grupo. Inclusive, foi assim que comecei a perder a vergonha de ficar sem camisa. Eu via todos os meus vizinhos sem camisa no quintal da casa deles em dias quentes e queria ser igual a eles - afinal, eu tinha 11 anos naquela época e nessa idade é comum querermos imitar tudo o que os adultos fazem. Na primeira vez que fiquei sem camisa em casa, fiz questão que os vizinhos descamisados me vissem, como se fosse uma forma de eu dizer que eu era igual a eles, que fazia parte do mesmo "grupo" que eles. Pena que hoje o cenário é outros. Os vizinhos se mudaram, ninguém mais fica sem camisa e acaba sendo só eu (e meu pai) sem camisa por aqui em dias quentes.
Lebre
Lebre
Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/09/2019

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Dom 29 Set 2019 - 20:38
Ficar descamisado em grupo em uma coisa bem louca, principalmente para a gente, estamos compartilhando um mesmo gesto e é como se um se reafirmasse no outro, dizendo "eu sou descamisado, você é descamisado, nós somos descamisados"
avatar
Convidado
Convidado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Seg 30 Set 2019 - 10:25
Tenho tirado a camisa perto dos meus amigos com mais frequência.
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Ter 1 Out 2019 - 10:56
Sr Y escreveu:Tenho tirado a camisa perto dos meus amigos com mais frequência.
Isso é ótimo! Pequenos progressos são sempre algo a se comemorar. Vai dar para aproveitar o calor que sempre faz nessa época do ano para ficar sem camisa mais vezes! Wink
Lebre
Lebre
Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/09/2019

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Sex 4 Out 2019 - 22:49
Sr Y escreveu:Tenho tirado a camisa perto dos meus amigos com mais frequência.
Cara realmente muito massa isso
Conteúdo patrocinado

Por que você tem vergonha de ficar sem camisa? Empty Re: Por que você tem vergonha de ficar sem camisa?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos