Tirar a camisa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Convidado
Convidado

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Ter 6 Abr 2021 - 19:12
Meu nome é Fabrício e tenho 16 anos. Sempre tive esse desconforto de ficar sem camisa na frente de outras pessoas. Na última semana quis me livrar disso, e procurei ajuda (foi quando conheci o fórum, e me ajudou).
Quando eu era criança, eu era um pouco gordinho, e por isso tinha vergonha. Hoje, gosto do meu corpo, mas me sinto desconfortável sem camisa em público. Meu pai e meu irmão mais novo ficam sem camisa de boa, mas eu não consigo na frente deles. Minha família tentou me incentivar, mas acabou não funcionando. Eles alegam que eu não gosto do meu corpo, mas não é isso. Só fico desconfortável...
Esses dias eu tenho tentado ficar sem camisa em outros ambientes, no quarto quando meu irmão está dormindo, ou na sala, quando acordo mais cedo e tem um espelho na parede, daí eu fico me vendo pra me encorajar.

O mais estranho é que eu tenho vergonha na frente da família. Se estivesse com amigos, eu ficaria de boa sem camisa. Mas meu medo é na frente da família. Por ter essa intimidade e falta de privacidade extrema, é estranho.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço...
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Qua 7 Abr 2021 - 15:03
Olá, Fabrício. Seja bem-vindo.

Sentir se desconfortável é normal no seu caso. A única saída que vejo é persistir e continuar a se expor a essa situação até isso virar rotina e esse desconforto passar.

Ficar sem camisa quando não há ninguém por perto e olhar-se no espelho para se acostumar a se ver sem camisa é um ótimo começo. Mas, para avançar, você vai precisar ficar sem camisa também quando há alguém por perto. Arranje uma desculpa qualquer e comece a fazer breves aparições sem camisa diante de sua família. Algo como sair do banho sem camisa alegando estar esperando o desodorante secar, que é o que eu sempre costumo recomendar aqui. Depois você vai aumentando o tempo que você permanece sem camisa em casa até você se acostumar a ficar sem camisa e, principalmente, seus familiares se acostumarem com você sem camisa. E busque aproveitar quando o sei pai e o seu irmão estiverem sem camisa também, pois é muito mais confortável quando não se é o único sem camisa no ambiente.

Enfim, esse é o conselho que eu tenho a dar. Se mais algum colega quiser deixar mais dicas ou acrescentar algo, que fique à vontade!

Aether curtiu isto

avatar
Convidado
Convidado

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Qua 7 Abr 2021 - 18:35
Entendi Lucas, vou tentar praticar isso. Eu só gostaria que eles parassem de se preocupar tanto. Eles estimulam tanto que eu fique sem camisa que sufoca. Por exemplo: se eu tirasse a camisa no meio dos meus amigos, ok (adolescentes com mesmo padrão de corpo e maturidade). Mas se eu tirasse a camisa na frente da minha família, era capaz de fazerem uma festa e ligar pros meus avós (mó sem noção). Eles se importam tanto, e eu só gostaria que eles simplesmente ignorassem - já que eles falam que é algo tão NORMAL.
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Qui 8 Abr 2021 - 3:20
Anonimo123 escreveu:Mas se eu tirasse a camisa na frente da minha família, era capaz de fazerem uma festa e ligar pros meus avós (mó sem noção).

Sei bem como é isso. Daí a importância de ir começando aos poucos, fazendo aparições muito breves e sempre munido de uma boa desculpa.

Por exemplo, se você sair do banho sem camisa dizendo que, sei lá, esqueceu de levar uma camiseta limpa para trocar no banheiro e permanecer sem camisa só pelo tempo necessário até pegar uma camiseta limpa no guarda-roupa, tenho certeza que todos acharão normal.

Aí, uns dias depois, você sai do banho sem camisa de novo e diz que esqueceu de levar o desodorante para o banheiro e que não quis se vestir antes de passar o desodorante. Mais uma vez, tenho certeza que ninguém vai estranhar. Se sugerirem para você permanecer sem camisa, você "esconde o jogo", se nega e veste a camisa normalmente.

Algum tempo depois, você começa a sair sem camisa do banho todo dia, alegando que descobriu que o desodorante está manchando a sua camiseta (ou inventa que está deixando um cheiro esquisito na roupa) e que é melhor esperar secar antes de vesti-la. Se você for convincente, ninguém irá notar o que você está tentando fazer!

Quando já estiverem acostumados com você saindo do banho sem camisa todo dia, aí você pode ir demorando mais para vestir a camisa. Tenta enrolar um pouco, indo tomar água ou indo assistir TV e só depois veste a camisa. Se falarem para você permanecer sem camisa, você pode até aceitar, mas demonstrando alguma relutância no início.

Algum dia, você pode deixar para tomar banho perto da hora de ir dormir, aí você fica sem camisa até ir dormir.

E assim vai. Sabe aquela expressão "cozinhar o sapo aos poucos na panela"? É mais ou menos isso o que você vai fazer. Se a mudança for brusca, poderá causar certo impacto, mas se for gradual e ir fazendo as coisas sutilmente, quem está à volta irá demorar para perceber o que você está fazendo e assim você tem mais chances de sucesso.

Vai ficando sem camisa aos poucos e, quando se derem conta, você já estará ficando sem camisa rotineiramente e isso não será novidade nenhuma. Ao mesmo tempo, você também vai se adaptando à situação até se sentir à vontade. É um processo meio lento, mas pode dar resultado. Ao menos foi o que funcionou para mim.

Aether curtiu isto

avatar
Convidado
Convidado

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Qui 8 Abr 2021 - 11:13
Entendi agora. Vou tentar fazer isso. Também posso fazer coisas assim quando estiver calor (vai entrar outono, mas aqui no sudeste o clima n tá nem aí, então vai fazer calor alguma hora), e isso seria um caminho sem desconfianças.

Mas valeu pelo conselho e só falar que tenho seguido o fórum durante esta última semana e as histórias contadas aqui são inspiradoras. É legal ver quantas pessoas tinham o mesmo problema que eu e já se livraram disso, e que eu posso me livrar também.

Obrigado! =D
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Qui 8 Abr 2021 - 19:30
É isso aí, Fabrício. Depois que fizer isso, retorne ao fórum para nos contar o resultado.

Boa sorte!
avatar
Convidado
Convidado

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Mais uma tentativa que deu errado

Sáb 10 Abr 2021 - 23:39
Eu tentei fazer aquilo de começar a tirar a camisa na frente da minha família. Mas foi ruim...

Do lado da casa tem um corredor externo que dá pro quintal, e bate sol lá a manhã inteira. Meus pais gostam de tomar sol, e me chamaram porque eu quase não saio, e fico muito branco (quer dizer, eles acham, eu estou de boa). Fiquei relutante no começo mas acabei indo. Lá eu tirei a camisa.

Eles sempre dizem que é normal um homem ficar sem camisa, e se é tão normal assim, não era pra eles ligarem. Mas depois de um tempo que eu fiquei lá, minha mãe olhou pra mim e começou a comentar com o meu pai:
- Nossa, olha como o Fabrício tem porte pro exército... Olha só!
(obs: eles sabem que eu ODEIO a ideia de exército, mas é outro assunto)

Meu, na hora eu quis colocar a camisa e entrar em casa correndo. Mas não fiz, tentei ignorar.

Mas eu acho muito chato quando a pessoa diz que aquilo é normal, mas na hora ela age como se fosse a coisa mais especial do mundo.
Agora parece que eles fecharam mais ainda a probabilidade de eu tirar a camisa na frente deles. O que eu faço?
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Dom 11 Abr 2021 - 0:14
Anonimo123 escreveu:Mas depois de um tempo que eu fiquei lá, minha mãe olhou pra mim e começou a comentar com o meu pai:
- Nossa, olha como o Fabrício tem porte pro exército... Olha só!

Cara, isso é absolutamente normal. Eles não estão acostumados a te ver sem camisa. Como é uma cena que eles não vêem todo dia, é de se esperar que eles reparem em tudo e façam comentários. Coisas desse tipo sempre vão acontecer. Se não vier dos seus familiares, poderá vir dos seus amigos ou de quem quer que esteja contigo no momento, especialmente se for alguém que nunca tenha te visto sem camisa ou que não esteja acostumado a te ver sem camisa com frequência.

Quanto ao comentário em si, sinceramente, não vi nada demais. Apesar de você não gostar da ideia de servir o exército, o fato é que foi um comentário elogioso referente à sua forma física (ao menos eu entendi assim). Mas você fez bem em ignorar. Qualquer reação negativa da sua parte diante dessa situação poderia colocar tudo a perder.

A propósito, foi só esse comentário que fizeram ou falaram algo mais?

Quanto ao que fazer, mantenha o "plano" original: aparições breves e esporádicas sem camisa, sempre amparadas por uma boa desculpa, para quebrar o clima de "acontecimento excepcional".

Daniel e Aether curtiram isto

avatar
Convidado
Convidado

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Mais uma tentativa que deu errado

Dom 11 Abr 2021 - 12:26
Eu entendi o que você disse. O comentário em si (mesmo não gostando de exército) eu não me importei muito. O fato de eles comentarem foi ruim, independente de qual comentário eles fizessem.
Mas vou tentar continuar esse de tirar a camisa em alguns momentos, até eles se acostumarem...
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Dom 11 Abr 2021 - 13:58
É necessário entender que, quando você estiver sem camisa, as pessoas poderão fazer dois tipos de comentário: comentários sobre o seu corpo e comentários sobre o fato de você estar sem camisa.

Comentários sobre o seu corpo você não tem como evitar. Pode esquecer. Não importa qual seja a sua forma física, as pessoas irão achar algo para comentar. Isso faz parte e só lhe resta se acostumar com isso e levar numa boa. Não há o que você possa fazer.

Já comentários sobre o fato de você ter tirado a camisa, você consegue evitar. Uma vez que ficar sem camisa se torne algo rotineiro, ninguém ficará surpreso por você estar sem camisa. Logo, não haverá o que comentar nesse sentido.

Para resumir, você tem uma situação sobre a qual você não tem qualquer controle e uma outra que você pode controlar. Sendo assim, mantenha o foco no que você pode controlar e não perca tempo com o que está fora do seu controle! Wink

Daniel e Aether curtiram isto

avatar
Convidado
Convidado

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Mais uma tentativa que deu errado

Dom 11 Abr 2021 - 17:18
Ok, vou tentar manter o foco em quem eu sou e não no que os outros falam... Obrigado!
Daniel
Daniel
Mensagens : 31
Data de inscrição : 10/01/2021
Idade : 33
Localização : Rio Grande do Sul

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Mais uma tentativa que deu errado

Qua 14 Abr 2021 - 17:38
Lucas S escreveu:Mas você fez bem em ignorar. Qualquer reação negativa da sua parte diante dessa situação poderia colocar tudo a perder.

Eu concordo com o Lucas, e acho esse comentário muito pertinente. Uma reação negativa da sua parte iria ser interpretada como imaturidade.

Quando eu era adolescente eu tinha esse mesmo desconforto em ficar sem camisa na frente da minha família. E ler os seus relatos me fez lembrar de algumas situações em que elogiaram meu corpo e eu me senti desconfortável.

E daí eu percebo que hoje, com 30 anos, minha perspectiva sobre essas situações é totalmente diferente. Eu adoro receber elogios de familiares, especialmente porque até o fim de 2019 eu era totalmente sedentário e estava ficando acima do peso, e hoje eu faço exercício toda semana (já faz mais ou menos 1 ano) e minha forma física melhorou. Eu gosto quando as pessoas ao meu redor percebem isso e aprecio os elogios.

Ficar sem camisa é sobre a sua liberdade. E quanto mais você fizer isso, sem ligar para o que os outros falam, você será um homem cada dia mais forte, seguro e maduro.

Lucas S e Aether curtiram isto

avatar
Convidado
Convidado

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Seg 19 Abr 2021 - 8:09
As dicas que vocês tem me dado tão me ajudando muito. Por exemplo, eu tomo banho com um sabonete especial por causa da minha dermatite. O sabonete fica no banheiro principal que é quase um lavabo, e eu tomo banho em outro banheiro. Então na hora de tomar banho eu tenho que fazer esse trajeto de ir e voltar pra pegar o sabonete.
Aproveitei para fazer o trajeto sem camisa. Me sinto mais livre por sair com a toalha em contato direto com a pele do meu ombro e eu não me importando com isso...

Tenho que pensar nos próximos passos (se quiserem dar sugestões,...), mas está sendo legal tentar me livrar de neuras que eu mesmo criei sem motivo algum, e começar a experimentar melhor esses pequenos detalhes.
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Seg 19 Abr 2021 - 19:58
Anonimo123 escreveu:As dicas que vocês tem me dado tão me ajudando muito. Por exemplo, eu tomo banho com um sabonete especial por causa da minha dermatite. O sabonete fica no banheiro principal que é quase um lavabo, e eu tomo banho em outro banheiro. Então na hora de tomar banho eu tenho que fazer esse trajeto de ir e voltar pra pegar o sabonete.
Aproveitei para fazer o trajeto sem camisa. Me sinto mais livre por sair com a toalha em contato direto com a pele do meu ombro e eu não me importando com isso...

Isso é excelente! É bem por aí mesmo. Dessa forma você acostuma os seus familiares a te verem sem camisa com frequência. Mas não esqueça: você precisa de uma boa desculpa para ter passado a ir lá pegar o sabonete sem camisa, só para dar contornos de "normalidade" nessa ação. Só assim para não dar motivos para acharem que isso é uma coisa "excepcional" ou "uma grande mudança".

Anonimo123 escreveu:Tenho que pensar nos próximos passos (se quiserem dar sugestões,...), mas está sendo legal tentar me livrar de neuras que eu mesmo criei sem motivo algum, e começar a experimentar melhor esses pequenos detalhes.

Calma. Uma coisa de cada vez. Mantenha essa "estratégia" por mais algumas semanas, só para ver se irão comentar algo e o que irão comentar. O próximo passo, que seria você encontrar um pretexto para permanecer sem camisa por mais algum tempo após sair do banho, você vê depois. Não vamos nos precipitar... Smile

Daniel e Aether curtiram isto

Conteúdo patrocinado

Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA Empty Re: Vergonha na frente da família, mas não dos amigos. AJUDA

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos