Tirar a camisa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Renan
Renan
Mensagens : 55
Data de inscrição : 27/10/2019
Localização : São Paulo

2021: Sem Camisa, Com Shape Empty 2021: Sem Camisa, Com Shape

Dom 31 Jan 2021 - 19:12
Olha quem está de volta!
Torço para que aqueles com quem conversei bastante aqui entre o final de 2019 e início de 2020 lembrem-se de mim, pois eu me recordo.

Cheguei ao fórum no fim de 2019 com o tópico "Projeto Carnaval 2020". Ali trouxe um (longo) relato biográfico sobre a vergonha de ficar sem camisa desde a infância, a adolescência e a chegada na vida adulta, relato longo em partes por um defeito meu de excesso de detalhes, e por outro lado por ter entendido que ficar sem camisa se relacionava com outras áreas da vida, a maneira como nos posicionamos no mundo, nos expomos e nos desenvolvemos.
Na época tinha objetivo definido: melhorar o shape (fora de forma) para o Carnaval 2020. Poder andar sem camisa pelo metrô de SP, pelo centro, curtindo um tipo de liberdade inédito. Deixei claro na época e voltarei a deixar claro que acho super foda quando vejo caras que não tem corpo dentro do padrão andando sem camisa em público, inclusive o fórum me ajudou muito a desenvolver mais ainda essa visão sobre espaço para todos. Porém, sempre quis saber como era ter um shape atraente e resolvi correr atrás desse direito que depende só de mim.
Venho de um histórico, que explico no relato citado, altamente junkie. Muito álcool, cigarro e outros vícios tiveram presença pesada na minha vida. Queria me ver de um jeito diferente, afinal o Renan excessivamente boêmio já estava ultrapassado. Queria conhecer outra versão minha.

Lembro que fiz o tópico em outubro de 2019 e fiz quase nada até o fim daquele ano para mudar algo. Recordo de introduzir alongamentos no dia a dia (por mínimo que pareça foi um pequeno avanço) e de um dia colocar um canal de exercícios no YouTube e cumprir a sequência de 20 minutos: quase morri. Era inexperiente, peguei uma sequência intensa, fiquei com dores realmente incômodas por uns 3 dias.
Mas lembro que, mesmo não cumprindo aqueles meses, fiquei impressionado com a receptividade que recebi aqui no fórum. A disponibilidade dos caras em dar atenção e incentivar um desconhecido, ainda mais em um momento (que infelizmente de lá pra cá só piorou) tão escroto do país e do mundo, encontrei aqui uma empatia rara, que até entre meus amigos de convívio não encontrei. Ao comentar sobre plano de mudar de estilo de vida com amigos e familiares, escutei frases como "você não tem disciplina pra isso", "mas você nunca fez exercício na vida hahaha", e não é pra menos pois todos me conheciam pelo sedentarismo, pela vida boêmia, pelo meu mau jeito com esportes e peso.

Quando chegou 1 de janeiro de 2020 me toquei: "o Carnaval é dentro de 1 mês e meio, preciso correr atrás". Foi nesse primeiro dia do ano o start e veio com força: eliminei refrigerante (que bebia direto), doces, álcool e ao invés de pegar uma sequência intensa de exercícios no YouTube, peguei uma sequência para iniciantes. E foi ótimo!
Voltei a postar no fórum, tive ajuda enorme do Lucas que com muita boa vontade acompanhou todo o processo, me sugeriu postar aqui medidas corporais semana a semana pra ir medindo a diferença, e também ajuda do Ricardo que dedicou uma atenção grande à parte psicológica que eu trazia, tendo uma atenção e empatia raras de se ver.

Tive resultados em poucas semanas. Logo comecei a ouvir, incluindo TODOS os que antes tinham dado risada: "nossa, como você tá diferente", "como você emagreceu tanto?", era direto esses comentários, em todo lugar que eu ia e tinha conhecidos. Alguns desses que tinham rido vieram perguntar como fazer, que vídeos eram esses de exercícios, como tinha feito pra parar de comer besteira, geral querendo saber a fórmula mágica.

Cheguei ao Carnaval 2020 com quase 10kg a menos, rosto afinado, mas não ainda no shape. Tanto que fui ao Carnaval e até me senti confortável, diferente do de 2019, porém não senti segurança de tirar a camisa nenhum dia, pois não estava ainda com o shape que queria. Mas já estava no caminho para ele.

Após o Carnaval segui fazendo exercícios e dieta por algumas semanas. Até a declaração de pandemia.

Não gosto nem de lembrar das últimas semanas de março e primeiras de abril. Fiquei ruim mesmo. 2020 estava sendo um ano promissor. Janeiro tinha sido super bem aproveitado, eu estava gostando de estar nos lugares, feliz por poder vestir roupa e caber nelas, com novos planos profissionais, curioso e animado pelo que viria. De repente tudo foi interrompido, com uma fala (que hoje soa ingênua) que breve as coisas voltariam ao normal. E esse "normal" foi ficando distante, distante...
Perdi o ânimo. Tchau exercícios, tchau dieta. Única coisa que consegui me manter distante foi o refrigerante. Nunca mais tomei e é bem raro sentir vontade. Cigarro, que eu não tinha eliminado totalmente, já não fumo há 10 meses. Mas doces, me entreguei total de volta a eles.

Pior ainda que os doces é o sedentarismo. Tenho trabalhado só de casa de março até aqui e isso me levou a um sedentarismo ainda maior do que o de 2019, já que em 2019 eu ainda ia a pé pra vários lugares. Nos últimos meses o máximo que tenho andado a pé é do quarto até a cozinha. Sinto dores nas pernas e na coluna por passar tanto tempo sentado. E a forma física voltou ao ponto zero, um verdadeiro rebot.

Passei as últimas semanas de dezembro de 2020 dizendo que assim que chegasse janeiro as coisas mudariam. Ia colocar exercício de volta na rotina. Ia voltar pra dieta. Ia dar um jeito. Janeiro termina hoje e nada disso aconteceu, até pelo contrário - tenho consumido álcool todos os finais de semana, inclusive ontem, sábado, consumi.

Ao longo desse mês de janeiro lembrei do fórum, o papel que teve na minha vida ano passado sendo uma espécie de diário para as mudanças que vinha realizando, o incentivo dos parceiros daqui e o resultado que trouxe. Há exato 1 ano atrás, dia 31/01, estava postando que tinha uma festa para ir dia 1, na qual haveria muita comida e bebida de graça, que haveriam várias pessoas que eu gosto bastante, e seria o que chamam no meio maromba de "dia lixo", um dia pra se permitir chutar o balde. E recordo bem do Lucas dizendo "aproveite, é só 1 dia, a vida precisa disso de vez em quando".

Hoje, 1 ano depois, quero me dar uma nova chance. Um mês de 2021 já está perdido e foda-se, não há mais o que fazer com ele, mas amanhã começa um novo. E dessa vez posso fazer diferente.
Estou voltando a postar aqui, sem exatamente o mesmo pique de 1 ano atrás, mas penso que tendo aqui como uma espécie de "obrigação", de lugar pra dar retorno, de ter que postar toda semana pra dizer o que mudou (ou não mudou), pode ajudar. Tenho que usar a vaidade a meu favor. Estou iniciando hoje uma diminuição gradual de doces na vida e um aumento gradual de exercícios (no caso nem é aumento, é uma reintrodução). E quero toda semana vir aqui relatar como que foi.

Senti essa necessidade de tomar uma atitude não só por conta das dores nas pernas e nas costas, dessa sensação de inutilidade, de estar meio zumbi, mas também porque em algumas semanas volto a trabalhar presencialmente, e a última imagem que tinham de mim lá era em março de 2020, quando ainda estavam surpresos por eu ter emagrecido. É fútil, é bobagem, mas bobagem pode ser útil se souber utilizá-la a favor.

Ia ser bem legal se mais membros que também estiverem querendo dar um up no shape pra curtir ainda mais ficar sem camisa em público participassem também do tópico, contando o que estão fazendo, postando mudanças e resultados, mas tudo bem também se for só eu. De qualquer forma, fica o convite.

Acho que, acima de tudo, é uma vontade de FAZER ALGUMA COISA, tomar qualquer atitude, sair do lugar. Não ficar assim como estou, com dores físicas, com baixa autoestima e sem perspectiva. Não estou numa fase boa, mas isso não pode ser desculpa pra ir deixando o corpo e o respeito próprio se destruírem.

No tópico Projeto Carnaval 2020 comecei postando uma foto e ia atualizando com outras fotos sem camisa conforme ia mudando.

Esse sou eu agora, 31/01/21:

2021: Sem Camisa, Com Shape 01312110

Fui ver meu peso e tomei um susto: 113 kg. Fudeu. É hora de mudar.

And24ml curtiu isto

Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

2021: Sem Camisa, Com Shape Empty Re: 2021: Sem Camisa, Com Shape

Dom 31 Jan 2021 - 22:03
Bem-vindo de volta, Renan!

Que legal que você resolveu retomar as atividades físicas. Você estava indo bem e os resultados estavam começando a aparecer.

Infelizmente, parece que você vai ter que "remar" tudo de novo, para chegar novamente onde estava. Mas pense pelo lado bom: ao menos agora você já sabe o que precisa fazer para chegar lá. É só repetir tudo o que você vinha fazendo até então. Você já conhece o caminho. Se deu certo da outra vez, não tem como dar errado agora!

Com certeza seria bacana se mais algum colega de fórum resolvesse "embarcar" nessa junto contigo. Seria um incentivo e tanto. E, já que você disse que seus conhecidos ficaram interessados em saber o que você fez para melhorar a sua forma física, talvez você pudesse conversar com algum deles para ver se alguém topa te acompanhar pessoalmente nos exercícios. Em dois é sempre melhor, com um incentivando e até desafiando o outro, fazendo com que ambos se mantenham motivados.

E é claro que você pode continuar trazendo os seus resultados aqui para o fórum, como fazia antes. Com certeza, o pessoal que está na mesma situação que você vai se interessar e isso até serve como um incentivo para você também, já que vai fazer com que você esteja sempre em busca de novidades para contar. E, obviamente, eu também tenho interesse em acompanhar o seu progresso.

Vai em frente!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos