Tirar a camisa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Convidado
Convidado

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Ter 12 Set 2023 - 11:05
Aqui na minha cidade tem alguns locais que não permite entrar sem camisa. Nos locais onde não há placa escrita, sempre vou com a camisa aberta. Mas onde tem a indicação, será que pode ir com a camisa aberta? Nunca tentei haha
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Ter 12 Set 2023 - 14:39
Se o local exige que você esteja vestindo uma camisa e você efetivamente está vestindo uma camisa, então, em tese, você está em acordo com as regras do local. O fato dela estar aberta é mero detalhe.

Porém, mesmo assim, nada impede que o dono ou responsável pelo local fique incomodado e venha te pedir para que feche a camisa. Nesse caso não haverá outra coisa a fazer senão fechar a camisa e justificar dizendo que as regras não estavam claras. Mas, usando o bom senso, é fácil saber em quais ambientes você poderá ficar com a camisa aberta e em quais não.
Daniel
Daniel
Mensagens : 31
Data de inscrição : 10/01/2021
Idade : 33
Localização : Rio Grande do Sul

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Sáb 16 Set 2023 - 20:31
Nessas situações eu sou adepto da regata cavada. Não costumo usar camisa de botão (só em situações formais).
Hoje estava bem calor e eu fui almoçar em um restaurante usando uma regata cavada. Ela deixa boa parte do peito e das costas à mostra.
Dependendo do seu estilo, essa pode ser uma opção.

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Photo_19

Vareta, D_mitri e Mark curtiram isto

avatar
D_mitri
Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/08/2023

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Sáb 16 Set 2023 - 22:26
Daniel escreveu:Nessas situações eu sou adepto da regata cavada. Não costumo usar camisa de botão (só em situações formais).
Hoje estava bem calor e eu fui almoçar em um restaurante usando uma regata cavada. Ela deixa boa parte do peito e das costas à mostra.
Dependendo do seu estilo, essa pode ser uma opção.

Concordo! Acho que regatas são grandes aliadas dos descamisados nessas situações de uso obrigatório em ambientes casuais. E até pra quem ainda não consegue ficar sem camisa em público e fora de casa (como eu), penso que regata e camisa de botão servem como um tipo de treino, porque dependendo da situação dá até pra abrir uns botões a mais da camisa pra deixar mais pele à mostra.

Lucas S e Daniel curtiram isto

Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 17 Set 2023 - 0:17
Daniel escreveu:Nessas situações eu sou adepto da regata cavada. Hoje estava bem calor e eu fui almoçar em um restaurante usando uma regata cavada. Ela deixa boa parte do peito e das costas à mostra.
Dependendo do seu estilo, essa pode ser uma opção.

Lembro-me que, em um passado não muito distante, regata era considerado, "brega", "cafona", "algo que só se deve usar em academia"... Mas esse estigma parece ter caído e, de uns tempos para cá, vejo cada vez mais homens usando regatas de todo tipo.

O problema é que ao passo que homens usando regata tem se tornado cada vez mais comum, já não se vê mais homens sem camisa com tanta frequência, ao menos aqui na minha região. Talvez os caras pensem: "A regata já deixa o meu corpo bem arejado, então não preciso ficar sem camisa".

Será que o uso de regatas está "matando" a prática do descamisamento?

Daniel escreveu:Não costumo usar camisa de botão (só em situações formais).

D_mitri escreveu:E até pra quem ainda não consegue ficar sem camisa em público e fora de casa (como eu), penso que regata e camisa de botão servem como um tipo de treino, porque dependendo da situação dá até pra abrir uns botões a mais da camisa pra deixar mais pele à mostra.

Foi assim que eu comecei. De início eu comecei abrindo alguns botões a mais e depois passei a abrir tudo. Mas as camisas de botão que eu tinha eram muito formais e ficava estranho andar com elas abertas. Acabei comprando algumas de botão com um aspecto mais casual, mais estampadas, mais coloridas e ficou perfeito para usá-las abertas! Hoje em dia eu só uso esse tipo de camisa em dias quentes, porque aí fica muito mais fácil de tirar quando puder e de vestir de novo quando for necessário. Fora a praticidade do "meio-termo", que é andar com ela aberta se quiser.

Daniel, D_mitri e Luciano G curtiram isto

avatar
Convidado
Convidado

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 17 Set 2023 - 14:33
Lucas S escreveu:Foi assim que eu comecei. De início eu comecei abrindo alguns botões a mais e depois passei a abrir tudo. Mas as camisas de botão que eu tinha eram muito formais e ficava estranho andar com elas abertas. Acabei comprando algumas de botão com um aspecto mais casual, mais estampadas, mais coloridas e ficou perfeito para usá-las abertas! Hoje em dia eu só uso esse tipo de camisa em dias quentes, porque aí fica muito mais fácil de tirar quando puder e de vestir de novo quando for necessário. Fora a praticidade do "meio-termo", que é andar com ela aberta se quiser.

Não sei se já passou por isso, mas uma vez que cheguei em casa com a camisa aberta minha mãe olhou e perguntou se fui a todos os locais assim. Ela disse que isso é coisa de “malandro”, e que preferia que eu andasse sem camisa ao invés de usar ela aberta. Quando vc andava com camisa aberta já recebeu comentários semelhantes?
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 17 Set 2023 - 14:51
andre_andre escreveu:Não sei se já passou por isso, mas uma vez que cheguei em casa com a camisa aberta minha mãe olhou e perguntou se fui a todos os locais assim. Ela disse que isso é coisa de “malandro”, e que preferia que eu andasse sem camisa ao invés de usar ela aberta. Quando vc andava com camisa aberta já recebeu comentários semelhantes?

Eu imagino que a minha mãe também faria algum comentário desse tipo. Justamente para evitar isso que eu sempre deixei para abrir a camisa depois que já estava na rua, e a fechava antes de entrar em casa.

Sem camisa, a mesma coisa. Eu primeiro saio de casa vestindo a camisa e depois tiro na rua. Antes de chegar em casa visto de novo. Nessas horas, a praticidade da camisa de botões é uma boa aliada.

Uma vez, só para testar, antes de sair de casa eu fiquei com a camisa aberta, só para ver se a minha mãe falaria alguma coisa. Aí ela perguntou: "Você não vai sair assim, né? Melhor fechar essa camisa porque não é legal sair por aí expondo o corpo!".

Daniel curtiu isto

avatar
D_mitri
Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/08/2023

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 17 Set 2023 - 19:06
Lucas S escreveu:Eu imagino que a minha mãe também faria algum comentário desse tipo. Justamente para evitar isso que eu sempre deixei para abrir a camisa depois que já estava na rua, e a fechava antes de entrar em casa.

Sem camisa, a mesma coisa. Eu primeiro saio de casa vestindo a camisa e depois tiro na rua. Antes de chegar em casa visto de novo. Nessas horas, a praticidade da camisa de botões é uma boa aliada.

Uma vez, só para testar, antes de sair de casa eu fiquei com a camisa aberta, só para ver se a minha mãe falaria alguma coisa. Aí ela perguntou: "Você não vai sair assim, né? Melhor fechar essa camisa porque não é legal sair por aí expondo o corpo!".


Essa é uma das vantagens de se morar sozinho. Rsrs. Sei que não é por mal, mas se a gente já tá num processo de perder a vergonha de tirar a camisa, receber um comentário desses deixa a gente mais inibido. Pelo menos é assim que eu me sentiria.

No meu círculo social já vi pessoas com a camisa de estilo casual aberta ou meio-aberta. Então fico um pouco mais seguro de tentar essa abordagem perto de alguns amigos, já que totalmente sem camisa a situação seria diferente.

Lucas S e Daniel curtiram isto

Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Seg 18 Set 2023 - 1:58
Sei que não é por mal, mas se a gente já tá num processo de perder a vergonha de tirar a camisa, receber um comentário desses deixa a gente mais inibido. Pelo menos é assim que eu me sentiria.[/quote]

Com certeza. Mas, ao mesmo tempo, acaba se tornando um desafio a mais para a gente vencer.

D_mitri escreveu:No meu círculo social já vi pessoas com a camisa de estilo casual aberta ou meio-aberta. Então fico um pouco mais seguro de tentar essa abordagem perto de alguns amigos, já que totalmente sem camisa a situação seria diferente.

Sim. Isso é bem comum. Eu chamava isso de "semi-descamisamento", hahaha! Para todos os efeitos, você está usando uma camisa, mas a sensação é quase a mesma de estar sem camisa! Chega a ser até melhor do que regata.

O bom é que a gente vai se acostumando com a sensação de não haver nada cobrindo o nosso peito e barriga, ao mesmo tempo que vamos nos acostumando a expor mais o nosso corpo. Fica bem mais fácil para avançar daí até o descamisamento completo.

Daniel e D_mitri curtiram isto

AndreiGuedes30
AndreiGuedes30
Mensagens : 71
Data de inscrição : 26/01/2022

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Ter 19 Set 2023 - 0:37
Eu gosto de andar com a camisa aberta sem cobrir o peito e a barriga,sem contar que o umbigo fica mais visível

Daniel e D_mitri curtiram isto

avatar
Convidado
Convidado

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Ter 19 Set 2023 - 11:52
AndreiGuedes30 escreveu:Eu gosto de andar com a camisa aberta sem cobrir o peito e a barriga,sem contar que o umbigo fica mais visível

Também curto deixar o umbigo bem visível. Uma vez ia um lugar que não podia ir sem camisa, e aí coloquei uma camisa de botão, fechei até antes do umbigo e coloquei dentro da calça de modo que deixasse um triângulo aberto embaixo para expor o umbigo
AndreiGuedes30
AndreiGuedes30
Mensagens : 71
Data de inscrição : 26/01/2022

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Ter 19 Set 2023 - 12:36
É bom que ele não fica abafado ne
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Sáb 23 Set 2023 - 22:35
Hoje passei por uma experiência diferente. Como acho que não é nada tão extraordinário que justifique abrir um tópico lá nos 'Casos de sucesso', vou relatar aqui mesmo, já que está relacionado ao assunto.

Hoje, no finalzinho da tarde, já escurecendo, resolvi passar na padaria para comprar algumas coisas para o final de semana. Estava um calor como poucas vezes faz aqui na região. Apesar do sol já ter se posto e estar começando a anoitecer, estava aquele calor "abafado". Decidi, pela primeira vez, sair sem camisa direto de casa, só levando-a comigo para poder entrar na padaria - lá não tem nenhum aviso proibindo entrar sem camisa, mas como nunca vi ninguém sem camisa lá, não serei eu o primeiro a tentar! Mas, ninguém aqui em casa viu que saí sem camisa. Os vizinhos viram, mas isso é o de menos, já que eles estão acostumados a me ver sem camisa em casa.

Chegando na padaria, decidi que iria entrar lá com a camisa aberta. Mas logo "amarelei" e voltei atrás na decisão, pois não tive coragem de encarar as atendentes desse jeito! Embarassed Então acabei fechando a camisa só da metade para baixo. Entrei lá, pedi o que eu precisava e então fui ao caixa pagar. Ali eu resolvi retomar o meu plano. Como é o filho do dono que atende no caixa, sendo ele homem entenderia o porquê de eu estar a camisa aberta - e eu tenho certeza que outros clientes já devam ter feito o mesmo em dias quentes. Enquanto eu me dirigia ao caixa, fui abrindo os botões da camisa discretamente. Cheguei ao caixa já com a camisa aberta e ele me cumprimentou: "E aí, tudo bom?". "Tudo certo, apesar do calor", respondi, meio que me justificando por estar com a camisa aberta. "Pois é, hoje está calor mesmo", ele comentou. Fiz o pagamento, me despedi e fui embora, tirando a camisa assim que passei pela porta da padaria.

Certamente farei isso mais vezes, mas, ao menos inicialmente, deixarei somente para dias muito quentes como o de hoje.

LH_ curtiu isto

avatar
Convidado
Convidado

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 24 Set 2023 - 11:55
Lucas S escreveu:Hoje passei por uma experiência diferente. Como acho que não é nada tão extraordinário que justifique abrir um tópico lá nos 'Casos de sucesso', vou relatar aqui mesmo, já que está relacionado ao assunto.

Hoje, no finalzinho da tarde, já escurecendo, resolvi passar na padaria para comprar algumas coisas para o final de semana. Estava um calor como poucas vezes faz aqui na região. Apesar do sol já ter se posto e estar começando a anoitecer, estava aquele calor "abafado". Decidi, pela primeira vez, sair sem camisa direto de casa, só levando-a comigo para poder entrar na padaria - lá não tem nenhum aviso proibindo entrar sem camisa, mas como nunca vi ninguém sem camisa lá, não serei eu o primeiro a tentar! Mas, ninguém aqui em casa viu que saí sem camisa. Os vizinhos viram, mas isso é o de menos, já que eles estão acostumados a me ver sem camisa em casa.

Chegando na padaria, decidi que iria entrar lá com a camisa aberta. Mas logo "amarelei" e voltei atrás na decisão, pois não tive coragem de encarar as atendentes desse jeito! Embarassed Então acabei fechando a camisa só da metade para baixo. Entrei lá, pedi o que eu precisava e então fui ao caixa pagar. Ali eu resolvi retomar o meu plano. Como é o filho do dono que atende no caixa, sendo ele homem entenderia o porquê de eu estar a camisa aberta - e eu tenho certeza que outros clientes já devam ter feito o mesmo em dias quentes. Enquanto eu me dirigia ao caixa, fui abrindo os botões da camisa discretamente. Cheguei ao caixa já com a camisa aberta e ele me cumprimentou: "E aí, tudo bom?". "Tudo certo, apesar do calor", respondi, meio que me justificando por estar com a camisa aberta. "Pois é, hoje está calor mesmo", ele comentou. Fiz o pagamento, me despedi e fui embora, tirando a camisa assim que passei pela porta da padaria.

Certamente farei isso mais vezes, mas, ao menos inicialmente, deixarei somente para dias muito quentes como o de hoje.

Muito bacana sua experiência Lucas. Pelo relato, notei que você ainda tem um certo receio de as pessoas pensarem mal por estar com o corpo exposto, mas que como disse, aos poucos vai melhorando. Mas interessante foi o fato de você ir abrindo a camisa aos poucos, e talvez num outro momento pode ser que você já entre sem camisa. Só uma perguta: ao voltar para casa, você voltou sem camisa ou com a camisa aberta? Alguém viu você assim em casa na volta?
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 24 Set 2023 - 13:44
andre_andre escreveu:Só uma perguta: ao voltar para casa, você voltou sem camisa ou com a camisa aberta? Alguém viu você assim em casa na volta?
Voltei sem camisa, mas a vesti antes de entrar em casa. Porém, pela primeira vez, permaneci com a camisa aberta. A minha mãe me viu entrando em casa, mas acho que ela nem percebeu que a minha camisa estava aberta (ou deve ter achado que abri somente após eu ter passado pelo portão).

andre_andre escreveu:Muito bacana sua experiência Lucas. Pelo relato, notei que você ainda tem um certo receio de as pessoas pensarem mal por estar com o corpo exposto
Sim. Sempre foi esse o motivo de eu ter receio de ser visto sem camisa. Mas eu já evoluí bastante nesse ponto e venho perdendo cada vez mais a inibição.

LH_ curtiu isto

avatar
LH_
Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/09/2023
Localização : Brasil

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 24 Set 2023 - 18:02
Em locais assim, prefiro fechar a camisa por questão de respeito. Não é porque não há uma placa dizendo que pode ou não pode que não vou usar o bom senso, mas essa é a minha opinião e respeito quem pensa o contrário.

Lembro-me que há mais de 4 anos eu tive uma entrevista na região da Berrini, um dos centros financeiros da cidade de São Paulo, e estava muito calor. Para piorar, eu fui de transporte público porque estacionar por lá é muito caro e difícil. Ao sair do trem urbano (CPTM), eu abri a camisa até o umbigo e a deixei bem escancarada para que o vento entrasse - e olha que eu estava trajando roupa social. Ao chegar à portaria, eu a fechei e fiz a entrevista. Na volta, fiz a mesma coisa até entrar na estação, que voltei a fechá-la e só a abri novamente no trajeto à pé para casa. Se eu tivesse ido com meu carro, com certeza teria saído sem camisa e com ela no cabide Wink

Lucas S, Vareta e Mark curtiram isto

Gabriel S
Gabriel S
Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/12/2022
Idade : 28
Localização : Rio Grande do Sul
https://machonatural.com/

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 24 Set 2023 - 18:21
Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Adobe_10

Nesses casos de quero algo mais arejado, também gosto de ir de regata. Acredito que seja bem mais respeitoso e visualmente fica bem mais legal do que ir com camiseta aberta.

Vareta e Edu curtiram isto

Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 24 Set 2023 - 21:54
LH_ escreveu:Em locais assim, prefiro fechar a camisa por questão de respeito. Não é porque não há uma placa dizendo que pode ou não pode que não vou usar o bom senso, mas essa é a minha opinião e respeito quem pensa o contrário.

Perfeito! É isso aí! Ausência de proibição nem sempre significa que é permitido. Dependendo do ambiente, a coisa é tão óbvia que nem precisa aviso. Daí a importância de se usar o bom senso. E se achar, de boa fé mesmo, que não tem problema entrar em determinado local com a camisa aberta e o responsável pela propriedade reclamar, não há outra coisa a fazer senão fechar a camisa imediatamente e pedir desculpas, explicando que não fez por mal e isso não tinha ficado claro em um primeiro momento. Respeito à propriedade alheia é fundamental!

Outra coisa a se observar são os costumes locais. Em cidades quentes e litorâneas, por exemplo, há uma maior "tolerância" quanto a entrar sem camisa ou com a camisa aberta em determinados locais, justamente por já ser costume. Mas vai haver cidades em que os costumes são diferentes e tal prática é mais restrita. Neste caso, não seguir isso pode ser considerado desrespeitoso. De novo, questão de bom senso.

LH_ curtiu isto

avatar
LH_
Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/09/2023
Localização : Brasil

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 24 Set 2023 - 22:00
Lucas S escreveu:Outra coisa a se observar são os costumes locais. Em cidades quentes e litorâneas, por exemplo, há uma maior "tolerância" quanto a entrar sem camisa ou com a camisa aberta em determinados locais, justamente por já ser costume.

Verdade. Até homens apenas de sunga já observei entrando em prédios, abastecendo o carro e até mesmo almoçando em restaurantes em cidades como Rio, Aracajú e Salvador por exemplo. No Rio é onde achei bem mais tolerante com os homens.

Lucas S e Vareta curtiram isto

Luciano G
Luciano G
Mensagens : 26
Data de inscrição : 04/11/2023

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty No aeroporto

Sáb 4 Nov 2023 - 22:02
A poucos meses estava aguardando um voo no aeroporto de lisboa. E nao convem estar sem camisa no saguao mas...Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Screen10

Assim ninguem podia falar nada.

Vareta, Edu e Luciano G curtiram isto

Luciano G
Luciano G
Mensagens : 26
Data de inscrição : 04/11/2023

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Dom 5 Nov 2023 - 21:57
Nessa mesma viagem a Lisboa fomos a um restaurante e aguardando em uma ante sala. Da mesma maneira fiquei todo jantar e ate retornar para o apto alugado Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Screen11

Vareta, Edu e Luciano G curtiram isto

Luciano G
Luciano G
Mensagens : 26
Data de inscrição : 04/11/2023

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Seg 6 Nov 2023 - 1:03
Curto muito ir a academia aqui em portugal e fazer as caminhadas assimEntrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Screen12

Ir ao mercado proximo de casa tambem vou assim. E sim galera eu causo. Rs mas expressar minha liberdade é o mais importante . sem.contudo ultrapassar a liberdade do outro entao se nao pode sem camisa vanos assim.

Vareta e Luciano G curtiram isto

Conteúdo patrocinado

Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa? Empty Re: Entrar com a camisa aberta em locais que não pode entrar sem camisa?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos