Tirar a camisa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
SemCamisa
Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/10/2019
https://viversemcamisa.blogspot.com

Ficar sem camisa em lugares públicos Empty Ficar sem camisa em lugares públicos

Dom 15 Dez 2019 - 10:00
Fala pessoal. Quero compartilhar uma situação com vcs que aconteceu comigo e outras pessoas no grupo "sem camisa" do discord.

Uma pessoa do grupo disse que ficar sem camisa em lugares públicos é ïnapropriado" e quem faz isso só quer aparecer. Ele disse isso após um colega do grupo que adota um nível mais "hardcore" de descamisação postar um vídeo onde ele entra sem camisa no subway, pede o lanche e come dentro do restaurante. No momento houve uma discussão generalizada e o cara foi repreendido por todos que estavam online no momento, não pela opinião dele em si, mas pelo tom desrespeitoso e a intenção de ridicularizar quem fica sem camisa nessas situações. Afinal, todos tem o direito de expressar sua opinião, desde que não ofenda ou ridicularize outra pessoa.

A questão que eu quero levantar é a seguinte: Excluindo-se as igrejas, velórios, trabalho, escola (e outros locais onde realmente não seria conveniente ficar sem camisa) e locais onde está explícito que não é permitido entrar sem camisa, vcs acham que existe um limite para a descamisação? Não estou perguntando se vcs ficariam sem camisa dentro de um subway, mas vcs ficariam incomodados se entrassem num subway, por exemplo, e se deparassem com um cara sem camisa por lá? Segue abaixo as situações hipotéticas que estou levantando para discussão e que foi o que ocorreu no grupo do discord.

-transporte público
-supermercardos
-rua
-caixas eletrônicos
-postos de gasolina e lojas de conveniência
-bares e restaurantes
-comércio em geral (padaria, lojas americanas, casas bahia e similares)
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Ficar sem camisa em lugares públicos Empty Re: Ficar sem camisa em lugares públicos

Dom 15 Dez 2019 - 19:53
Ficar sem camisa em público não prejudica e não causa mal algum a terceiros. Tal prática só pode ser considerada "inapropriada" ou "falta de respeito" nos locais onde o proprietário não permitiu isso, pois, quando estamos na propriedade de outra pessoa, as regras daquela pessoa se aplicam. Só podemos ficar sem camisa na propriedade alheia se o proprietário concordar com isso. Se insistirmos em ficar sem camisa na propriedade de quem não nos permitiu fazer isso lá, estaremos faltando com o respeito com o proprietário e ele poderá muito bem nos pedir para vestir uma camisa ou nos retirarmos do local.

Alguma pessoa com aversão a homens sem camisa, que frequente o mesmo lugar, pode até se sentir angustiada e desconfortável ao ver tal cena. Mas, sendo permitido ficar sem camisa no local, quem o frequenta já deveria esperar se deparar de vez em quando com homens sem camisa. Essa pessoa poderá até nos criticar ou expressar seu descontentamento com a situação, mas, em não sendo proprietária do local, não terá o direito de nos expulsar ou nos impedir de ficar sem camisa ali. Logo, a quem não suporta ver homens sem camisa só resta evitar esses lugares.

Em locais públicos, como praças, parques ou na rua mesmo, o raciocínio é igual. Esses locais também possuem regras, estabelecidas pelo poder público via legislação. Em não havendo nenhuma lei proibindo ficar sem camisa em algum lugar público, as outras pessoas que frequentam esses locais já deveriam esperar se deparar com homens sem camisa de vez em quando e pouco poderão fazer caso se incomodem com isso. No máximo, teriam de reivindicar a alteração da legislação para proibir tal prática.


Última edição por Lucas S em Sex 13 Ago 2021 - 20:49, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : Resposta longa resumida, para ficar mais concisa.)
Lebre
Lebre
Mensagens : 44
Data de inscrição : 21/09/2019

Ficar sem camisa em lugares públicos Empty Re: Ficar sem camisa em lugares públicos

Sex 27 Dez 2019 - 9:42
Lucas disse tudo. Não dá pra acrescente e tirar nada.
avatar
SemCamisa
Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/10/2019
https://viversemcamisa.blogspot.com

Ficar sem camisa em lugares públicos Empty Re: Ficar sem camisa em lugares públicos

Sáb 25 Jan 2020 - 0:07
Lucas S escreveu:Quando falamos sobre ficar sem camisa, estamos falando sobre liberdade.

É necessário, porém, não confundirmos liberdade com libertinagem. A nossa liberdade só é plena dentro dos limites de nossa propriedade privada. Isso quer dizer que nós temos liberdade para fazermos o que bem entendermos - desde que tal coisa não agrida outras pessoas - enquanto estivermos em nossa casa. Mas na casa do vizinho, eu só terei as liberdades que ele me conceder. Porque, se não for assim, jamais teremos controle sobre nossas propriedades privadas, o que significaria que elas não seriam nossas propriedades de fato.

E o mesmo vale para quaisquer outros lugares que não sejam de nossa propriedade. Quando vamos a um estabelecimento comercial aberto ao público, como uma lanchonete, estamos adentrando a propriedade de outra pessoa. Aquilo ali não é nosso. Aquilo tem um proprietário. Ali nós somos apenas convidados ou visitantes. Por isso, só teremos as liberdades que nos forem concedidas. Vejam que, nesse caso, o relacionamento é apenas entre nós e o proprietário do local - ou seu representante. A opinião de outros clientes ou visitantes não importa. Importam apenas as opiniões e vontades do proprietário do local.

Dito isso, seria errado ficar sem camisa em algum local aberto ao público só porque isso incomoda os outros clientes? A resposta é não! Se eles estão incomodados, que se retirem. Mas e se o proprietário do local tomar as dores dos clientes e der toda a razão a eles? Nesse caso, quem tem de se retirar é você, pois aí é o proprietário quem está dizendo que você não é bem vindo ali. E, dentro da propriedade dele, quem manda é ele! Se ele disser que não pode ficar sem camisa ali, então não pode e ponto final! Caso você não concorde, busque outro lugar que conceda essa liberdade.

Em caso de locais realmente públicos, como praças, parques e vias públicas, quem tem domínio sobre eles é o Poder Público, por meio de legislação. Se houver alguma lei que proíba ficar sem camisa nesses locais, então não pode. Essa liberdade não lhe foi concedida. Inexistindo tal proibição, você é livre para ficar sem camisa nesses locais. Se os demais frequentadores ficarem incomodados com isso, o problema é deles. Você não está fazendo nada de errado e não deve satisfações a eles.

Caso você decida, voluntariamente, se abster de tirar a camisa nesses locais em respeito às pessoas que ficarem incomodadas, é uma decisão que cabe inteiramente à você. Ninguém pode te obrigar a isso, a não ser o dono ou o responsável pelos locais.

Então, respondendo às perguntas:

SemCamisa escreveu:Excluindo-se as igrejas, velórios, trabalho, escola (e outros locais onde realmente não seria conveniente ficar sem camisa) e locais onde está explícito que não é permitido entrar sem camisa, vcs acham que existe um limite para a descamisação?

(...)

-transporte público
-supermercardos
-rua
-caixas eletrônicos
-postos de gasolina e lojas de conveniência
-bares e restaurantes
-comércio em geral (padaria, lojas americanas, casas bahia e similares)

Conforme explicado acima, o proprietário ou responsável por esses locais é o único que poderá dizer se há limite para descamização ali. Se eu acho que há ou não um limite, é irrelevante, pois eu não tenho qualquer controle sobre esses locais.

SemCamisa escreveu:vcs ficariam incomodados se entrassem num subway, por exemplo, e se deparassem com um cara sem camisa por lá?
Eu não ficaria. Mas, mesmo que ficasse, eu nada poderia fazer quanto a isso. No máximo reclamar ao proprietário, mas ainda assim ficaria totalmente a critério dele tomar uma atitude ou não. Logo, ficar incomodado não adianta nada. Nem tudo na vida é do jeito que a gente quer.

Foi exatamente o que eu disse. Se há restrição em permanecer sem camisa em determinado estabelecimento ou propriedade privada, o indivíduo deve usar camisa. Se não há incômodo da parte do proprietário, não há problema na pessoa permanecer ser camisa.
Fazendo uma pesquisa rápida na internet, parece que tem uma lei (não sei se apenas em determinadas localidades) dizendo que uma pessoa não deve ter o atendimento recusado ou ser retirada de forma constrangedora em um estabelecimento comercial. Além disso, para que uma pessoa possa ser retirada de um estabelecimento comercial por estar sem camisa (ou de qualquer forma que seja contra as regras do estabelecimento), um aviso deve estar fixado em local visível logo na entrada, ou a pessoa deve ser abordada logo na entrada, caso não haja aviso. Se a pessoa já entrou  sem camisa no local e não tinha nenhum aviso ou não foi abordada antes de entrar, a mesma poderá processar o estabelecimento por danos morais caso seja retirada do estabelecimento. Nesse caso, eu preferiria sair do estabelecimento do que arrumar uma confusão, pois acho que a dor de cabeça e o aborrecimento não valem a pena.
avatar
DescamisadoSempre
Mensagens : 31
Data de inscrição : 17/08/2022

Ficar sem camisa em lugares públicos Empty Re: Ficar sem camisa em lugares públicos

Qua 17 Ago 2022 - 5:06
Em restaurante, se não for na beira da praia eu acho sujo. É desconfortável e pode cair pelo. Isso é coisa minha, não tô falando que é o certo ou errado. Para lugares públicos eu tenho uma tática, tenho uma vida regata toda "arreganhada" hahaha eu cortei ela com a tesoura e ficou muito aberta na frente, ela mostra todo meu peito, meus mamilos, metade da barriga e cortei muito nas costas, deixei meio que só uma tira, aí quando tenho dúvidas vou com ela, e reparo os olhares. É assim que eu mapeio se nas próximas vezes vou com ou sem camisa lá.

Já peguei ônibus sem camisa várias vezes também, mas nunca entro sem camisa, entro de regata e sinto o clima lá dentro, se tá meio calor eu meio que tiro um braço pra fora e fico com o peito a mostra, se ninguém de importa aí eu tiro. Na hora de descer eu chamo o motorista sem camisa mesmo e nunca levei bronca. Certa vez em dia de calor e ônibus meio vazio eu tava no banco na frente do cobrador, fui tirando a camisa de mansinho e quando ele viu eu já tava sem, ficamos conversando pra caralho e o cara falou que ele também queria tirar pq tava calor pena que o trabalho dele não deixava, ele só abriu a camisa dele e disse que queria se refrescar também, rimos pra caramba aquele dia
avatar
Eu
Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/07/2023

Ficar sem camisa em lugares públicos Empty Ta errado sim!

Qua 26 Jul 2023 - 14:50
Isso é falta de respeito, noção e consideração! Quer ficar sem camisa ou pelado? Tem sua casa para isso! Na Europa várias cidades ja aplicam multas de quase 3mil reais para quem ficar andando sem blusa achando que é o quintal da sua casa.
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Ficar sem camisa em lugares públicos Empty Re: Ficar sem camisa em lugares públicos

Qua 26 Jul 2023 - 19:57
Eu escreveu:Isso é falta de respeito, noção e consideração! Quer ficar sem camisa ou pelado? Tem sua casa para isso! Na Europa várias cidades ja aplicam multas de quase 3mil reais para quem ficar andando sem blusa achando que é o quintal da sua casa.

Desrespeito? Depende...

Nas cidades europeias que você mencionou, em que não há permissão para se ficar sem camisa, de fato, seria um claro desrespeito à legislação local.

Em um supermercado, shopping, ou qualquer espaço privado aberto ao público, em cuja entrada haja uma placa onde se lê "É proibido entrar sem camisa", de fato, seria um claro desrespeito ao proprietário do estabelecimento.

Na sua casa ou qualquer propriedade sua, em você deixe claro que não pode ficar sem camisa, de fato, seria um claro desrespeito a você.

Mas, e em locais públicos ou abertos ao público que permitam (ou que não se oponham a) ficar sem camisa lá, onde está o desrespeito?

Resumindo, ficar sem camisa em nosso próprio espaço ou no espaço de quem nos tiver concedido essa liberdade não é falta de respeito. Deparar-se com gente sem camisa nos mesmos locais que você frequenta pode até te desagradar e é seu direito ficar desconfortável com essa situação, mas, em não sendo sua propriedade, não há nada o que você possa fazer além de deixar de frequentar esses locais. Agora, ficar sem camisa onde não é permitido, isso sim é falta de respeito e, eu pelo menos, não defendo isso aqui.

Daniel e RaphaelMN curtiram isto

Conteúdo patrocinado

Ficar sem camisa em lugares públicos Empty Re: Ficar sem camisa em lugares públicos

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos