Tirar a camisa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Renan
Renan
Mensagens : 55
Data de inscrição : 27/10/2019
Localização : São Paulo

Sem camisa com familiares Empty Sem camisa com familiares

Seg 18 Nov 2019 - 0:58
Já deixei claro em alguns outros tópicos que esse é um problema complexo pra mim: ficar sem camisa diante dos familiares!

Não sei quantos aqui ainda moram com a família (pais, irmãos, etc). Atualmente, pelo que dizem (não tenho fontes), as pessoas estão levando mais tempo para sair da casa dos pais, por questões econômicas, mercado anda ruim, salários andam fracos, imóveis caros, ou uma questão geracional mesmo. No meu ciclo, dos amigos de faixa etária próxima da minha (entre 30 e 35 anos - eu tenho 33) que já estão morando sozinhos, em maioria dos casos tiveram ou ainda tem ajuda. Os pais tinham um imóvel a disposição, os pais bancam o condomínio, por aí vai. Assim como tem alguns abaixo dos 30 que já estão bem independentes.

Pra quem ainda vive com a família, a depender do histórico (como é meu caso), ficar sem camisa pode ser uma tarefa bem desconfortável.
Tenho memória de uma vez aos meus 17 anos ter tido um problema de bolhas na pele por causa de Sol, o que me impediu de vestir camisetas por dias e dias, até a pele melhorar. Lembro da minha irmã reclamar de monte "aff, fica andando sem camisa", fazendo uns comentários que constrangiam ou faziam eu me sentir mal, sentir que estava errado. E para quem leu o tópico "Projeto Carnaval 2020" onde explica boa parte da minha história, sabe que na minha infância e adolescência isso foi um problema difícil de ser enfrentado.

Quando fiz faculdade tive um amigo bem naquele estilo "empata foda" que também reclamava quando os rapazes estavam sem camisa, tratava aquilo como um atentado ao pudor. É o tipo que te expõe, assim como a minha irmã fez na outra situação. Nesse tempo de faculdade, eu já estava num período bem mais "descolado", com auto estima boa, mas querendo ou não alguns resquícios ficam, ficar sem camisa em público já não era tão problema mas as lembranças da dificuldade na infância e adolescência ainda estavam lá. Quem chega e critica você por estar sem camisa, tá fazendo bem o que você temia na época: te expondo!

E é bem como eu me sinto hoje se tiver que ficar sem camisa na frente dos familiares: exposto demais.
Dois dias por semana faço uma caminhada longa para voltar de um curso, e sempre chego pingando, no horário que estão todos em casa. Sei que se chegar sem camisa, das duas uma: ou haverão comentários, perguntas, reações, ou então haverão reações sutis, de ficar olhando, julgando com o olhar, perguntando com o olhar "por que tá sem camisa?". Não ter saído do núcleo familiar tem dessas. Tem seu preço.

Enfim, gostaria que comentassem a respeito do assunto e de suas experiências relacionadas a esse ambiente específico. Sei que outros tópicos passam por esse assunto também, mas aqui quis chamar atenção especificamente para as relações familiares e a vergonha diante desses, se render discussão a respeito, é claro.
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Sem camisa com familiares Empty Re: Sem camisa com familiares

Ter 19 Nov 2019 - 4:08
Aqui em casa, ficar sem camisa sempre foi uma prática não somente incentivada como, no meu caso, às vezes chegava a ser imposta(!), na época em que eu não queria ficar sem camisa em hipótese alguma! Superado isso, hoje eu não tenho problemas em ficar sem camisa diante de meus familiares. Se está calor eu tiro. É como eu costumo dizer aqui no fórum: todos estão vendo que está calor, logo não há motivo para estranhar o fato de eu estar sem camisa!

Porém, aqui existem certas "restrições" quanto a ficar sem camisa em determinadas ocasiões, uma espécie de "regras não escritas". Basicamente, não é considerável aceitável sentar-se à mesa sem camisa durante as refeições e nem receber visitas sem estar vestindo uma camisa. A primeira "regra" eu quebro seguidamente. Se estou sem camisa o dia todo, não vou vestir só para fazer as refeições. No começo a minha mãe reclamava, dizia que era falta de educação. Mas hoje ela já não fala mais nada, porque sabe que não adianta. Em dias insuportavelmente quentes, às vezes meu pai também acaba quebrando essa regra. Às vezes ele se justifica: "Eu sei que é falta de educação comer sem camisa, mas hoje está muito quente!". Quanto a só receber visitas estando devidamente vestido, é algo que o meu pai faz e eu acabo fazendo também. Se ele está sem camisa e chega alguém, ele sempre veste uma camisa antes de receber a pessoa. Aí eu visto também, porque eu fico sem jeito em ser o único sem camisa. Mesmo que seja algum desconhecido pedindo alguma informação ou vendendo algo, meu pai sempre veste uma camisa para atender. E quando estamos esperando alguém, a minha mãe sempre me lembra de vestir uma camisa quando a pessoa chegar. Certa vez, o vizinho nos chamou para devolver uma ferramenta que tínhamos emprestado a ele e eu fui lá atender. Na hora, a minha mãe falou para eu vestir uma camisa, mas eu respondi que não precisava e fui assim mesmo. Já cheguei a até mesmo receber uma entrega sem camisa!

A única coisa que ainda não tive coragem de fazer foi sair ou chegar em casa sem camisa. Sempre visto uma camisa ao sair e só tiro na rua, já longe de casa. E visto de novo quando estou chegando. Não sei como seria a reação. Imagino que a minha mãe provavelmente iria achar estranho e fazer alguma crítica. Meu pai, provavelmente não falaria nada, mas ele mesmo nunca sai sem camisa na rua, então não sei se estranharia também. Provavelmente ficariam surpresos com alguém que não tirava a camisa de jeito nenhum agora saindo sem camisa na rua. Se por um lado eu não me incomodo com a possibilidade de algum conhecido me ver sem camisa na rua, tenho um certo receio que alguém acabe comentando com os meus pais que me viu na rua sem camisa. É o tipo de coisa que eu não acharia legal eles descobrirem por terceiros. Cabe à mim, no momento certo, buscar criar a situação adequada para sair de casa sem camisa de modo a não causar tanta estranheza.

Para ser sincero, mesmo depois que eu tinha perdido um pouco da vergonha de ficar sem camisa, lá pelos meus 11 anos, ainda assim eu não ficava totalmente à vontade em ficar sem camisa em casa. Eu só tirava no verão, em dias muito quentes. E teve verões que eu passei sem tirar a camisa nenhuma vez. Só agora, depois dos 30 anos é que passei a me sentir mais à vontade em ficar sem camisa em casa diante dos meus familiares. Por dois motivos: primeiramente porque foi só nesses últimos anos que resolvi "investir" de verdade em perder a vergonha de ficar sem camisa e isso deu resultado. E segundo porque eu já não sou mais aquele adolescente/jovem com vergonha de expor as mudanças que o corpo passou após a puberdade, então não fazia mais sentido ficar "se escondendo" (por ser muito tímido na época, tive muito problema com isso; em outra ocasião eu conto melhor como foi essa fase da minha vida).

Quanto ao pessoal de fora que fica "torcendo o nariz" pelo fato de você estar sem camisa, só resta ignorá-los. Se não querem nos ver sem camisa é só não olhar para nós! Tempos atrás eu encontrei em um desses sites tipo Yahoo Respostas, reddit e afins uma discussão sobre ficar sem camisa. Tinha cada absurdo sendo dito lá que, se eu fosse levar em consideração a opinião do pessoal ali, eu nunca mais ficaria sem camisa diante de outras pessoas, especialmente desconhecidos! Acho que isso ajuda a explicar porque está sendo cada vez mais raro eu ver descamisados em locais públicos...


Última edição por Lucas S em Sáb 25 Jan 2020 - 18:38, editado 1 vez(es)
Renan
Renan
Mensagens : 55
Data de inscrição : 27/10/2019
Localização : São Paulo

Sem camisa com familiares Empty Re: Sem camisa com familiares

Qui 23 Jan 2020 - 1:52
Vim reler esse tópico por conta do desafio passado no outro tópico, sobre sair sem camisa do banho diante dos familiares.

Achei curioso o fato de não querer que seus pais saibam que você estava sem camisa na rua, enquanto que em casa isso passa quase indiferente, tirando as situações que citou.
Comigo ocorre um tanto do contrário, engraçado isso. Como as coisas repercutem de maneiras diferentes para as pessoas. Se algum conhecido comentasse com um familiar meu que me viu sem camisa na rua, acredito que daria risada dizendo que essa pessoa, além de fofoqueira, é uma infeliz que não tinha nada mais interessante pra reparar. Mas é aquilo, eu moro numa metrópole gigante, imagino que isso possa ter uma repercussão diferente pra quem vive em cidades menores.

Agora, chegar em casa sem camisa, me causaria problemas pois dentro de casa, presente fisicamente, os olhares questionadores em tempo real, isso me causam um incômodo que até de imaginar eu já fico triste. Agora, saberem que eu estava num determinado local sem camisa, não vou dizer que nem ligo, mas a mim é um tanto mais simples. Meses atrás postei no instagram um storie sem camisa na balada (já não havia mais quase ninguém e tinha suado muito). Minha irmã viu o storie. Só pensei: F O D A - S E. Não quer ver, não me siga, não fique assistindo a porra dos meus stories. Já ouvi muito comentário negativo dela quando postava foto sem camisa na época de jovem no Orkut, só que hoje em dia não dou liberdade mais. Também não sei se a mesma ainda pensa igual, e prefiro nem saber  Laughing

Muito legal o relato de você ter recebido uma entrega sem camisa.
Aos meus 15 anos eu trabalhava em um comércio no qual uma das minhas funções era fazer entregas no bairro, e eu ia a pé. Uma vez fui entregar um produto numa casa, quem me recebeu foi um jovem de uns 18 anos, sem camisa. Lembro que fiquei com inveja e impressionado, com a desenvoltura, com a liberdade. A liberdade que eu queria ter e achava que nunca teria.

E tive que rir disso que relatou sobre esses sites onde todo mundo opina sobre tudo, no qual leu opiniões bizarras sobre o tema ficar sem camisa. A internet é ótima mas também deu vozes demais. Você fica sabendo o absurdo (às vezes até criminoso) que pensa o Fulano de Tal que você nunca saberia que existe se não fosse a internet. Temos cada vez mais que selecionar bem o que lemos e o que levamos a sério.
avatar
T3ddyQuest
Mensagens : 19
Data de inscrição : 07/03/2020

Sem camisa com familiares Empty Re: Sem camisa com familiares

Sáb 7 Mar 2020 - 21:47
Aqui onde eu moro na minha cidade estado (AM) é normal ver geral descamisado. Já vi homens atendendo pessoas sem camisa quando eu faço aquela corrida na rua. Falando em corrida, hoje em dia eu corro cerca de 1 hora ou meia hora sem camisa ou ando pelas ruas sem. Meu caso é indentico ao de você (ou vocês), eu também costumo sempre chegar em casa e vestir uma camisa logo quando estou perto de casa. Minha família já me viu sem camisa, mas ninguém nunca reclamou, (ainda bem) porque apesar deu ser uma pessoa de boa, eu não ia ficar calado numa situação dessas, esses dias mesmo eu resolvi ficar sem camisa na minha casa, ficaram me olhando, mas ninguém falou nada... até porque eu não sou muito de ficar sem camisa em casa... mas deve ser horrível ser julgado por causa disso... sendo que você não estava fazendo mal a ninguém, e essa sua irmã fala da boca pra fora, mas quero ver se isso não fosse homem, se não iria ficar o dia inteiro mostrando a pança igual nós.
avatar
Elton Rodrigo
Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/09/2020
Idade : 33

Sem camisa com familiares Empty Re: Sem camisa com familiares

Seg 21 Set 2020 - 2:09
A algum tempo atrás fui fazer uma entrevista de trabalho no período da tarde e estava muito calor e tive q ir de moto (cidade vizinha a minha)

Para não chegar com a camisa toda suada na entrevista de trabalho após sair de casa parei um pouco distante de casa e desabotoei a camisa por completo mas não a tirei.

Quando cheguei na porta da empresa voltei a abotoala para poder fazer a entrevista.

Só me arrependo de não ter tirado totalmente durante o percurso para a entrevista.
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Sem camisa com familiares Empty Re: Sem camisa com familiares

Seg 21 Set 2020 - 12:50
Elton Rodrigo escreveu:A algum tempo atrás fui fazer uma entrevista de trabalho no período da tarde e estava muito calor e tive q ir de moto (cidade vizinha a minha)

Para não chegar com a camisa toda suada na entrevista de trabalho após sair de casa parei um pouco distante de casa e desabotoei a camisa por completo mas não a tirei.

Quando cheguei na porta da empresa voltei a abotoala para poder fazer a entrevista.

Só me arrependo de não ter tirado totalmente durante o percurso para a entrevista.

Seja bem-vindo, Elton!

Entendo como é isso. A gente se depara com certas oportunidades, na hora acaba não aproveitando e, mais tarde, com a cabeça mais fria, acaba se arrependendo. Já tive muitos momentos assim.

Andar com a camisa desabotoada por completo é uma ótima maneira de ganhar confiança para andar sem camisa na rua. Digo isso por experiência própria, pois era o que eu fazia. Depois de um tempo fazendo isso, você se acaba se acostumando, percebe que as outras pessoas não ligam muito e a coragem de tirar a camisa vem. Foi assim que eu superei a vergonha de ficar sem camisa na rua.

Elton Rodrigo curtiu isto

Conteúdo patrocinado

Sem camisa com familiares Empty Re: Sem camisa com familiares

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos