Tirar a camisa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
xPedro
xPedro
Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/08/2022
Idade : 20

Criação de filhos Empty Criação de filhos

Ter 21 Nov 2023 - 23:33
E aí, fórum

Acabei de ter um pensamento sobre como eu criaria um filho em relação ao descamisamento, e queria saber se vocês já pensaram em uma hipotética relação com o filho de vocês sobre esse tema.

E outra, eu até pensei que seria interessante incentivar ele a ficar sem camisa, visto que é uma coisa que eu hoje sinto que faltou muito (já que meu pai sempre foi o cara descamisado mas não me levou pra esse lado), mas aí entra a questão sobre a individualidade dele e coisas do tipo.

Mas enfim, já pensaram sobre isso?

Lucas S, Mark e LH_ curtiram isto

avatar
Mark
Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/09/2023
Idade : 26

Criação de filhos Empty Re: Criação de filhos

Ter 21 Nov 2023 - 23:56
Dado que a mãe da criança concorde com a criação, eu criarei minha prole de forma extremamente tranquila em relação à roupas de modo geral. Claro, explicarei que na rua a gente usa roupa, que não é todo lugar que pode usar qualquer roupa e que a gente deve praticar algum pudor principalmente ao perto de pessoas que a gente não conhece, mas na privacidade do lar, se minha prole quiser usar ou deixar de usar roupa aí é com eles. Meu papel vai ser de garantir que elas poderão se vestir como elas quiserem em casa sem julgamentos, sem neuroses e ensinar até que ponto é apropriado.

LH_ curtiu isto

Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Criação de filhos Empty Re: Criação de filhos

Qua 22 Nov 2023 - 0:59
@xPedro, excelente tema! Admito que já pensei nisso e não consegui chegar a uma resposta prática e objetiva. Se um dia alguém viesse a este fórum e abrisse um tópico dizendo "Pessoal, meu filho tem muita vergonha ficar sem camisa e eu não sei o que fazer para ajudá-lo. Preciso da ajuda de vocês", eu realmente não saberia dizer o que fazer.

Quando criança, os meus pais tentaram de tudo para me fazer superar isso, mas quanto mais eles insistiam, mais eu resistia. Eu só consegui superar a vergonha de ficar sem camisa quando EU, por iniciativa própria e sem a interferência de ninguém, decidi investir nisso. Porém, mesmo tendo todos os incentivos, esse bloqueio persistia.

Creio que talvez seja mais fácil focar no que NÃO fazer. Por exemplo, não fazer brincadeiras ou piadas envolvendo o corpo da criança quando ela estiver sem alguma peça de roupa; não fazer brincadeiras ou piadas com as mudanças no corpo dos adolescentes; não questionar por que está sem camisa; não tirar a camiseta da criança à força, caso ela não queira (até por que isso é uma tremenda falta de respeito)... coisas assim.

Talvez, de ações positivas seria interessante sempre, desde cedo, trabalhar a autoestima do indivíduo, de modo que, mesmo se alguém fizer alguma zoeira com alguma característica de seu corpo, ele saiba lidar com isso de modo que não lhe atinja.

Enfim, é uma discussão interessante e importante, portanto parabéns ao colega por colocá-la em pauta!

Ricardo_tac, Mark, LH_ e Luciano G curtiram isto

avatar
LH_
Mensagens : 18
Data de inscrição : 20/09/2023
Localização : Brasil

Criação de filhos Empty Re: Criação de filhos

Ter 26 Dez 2023 - 19:44
Cara, eu sou um dos caras que mais sofri com vergonha tanto de ficar sem camisa quanto a ficar pelado mesmo quando só haviam homens, como em vestiários, viagens e no exército. Perdi minha vergonha "à força" porque a vida nunca foi fácil comigo, sempre me pondo à prova em situações que ou eu "entrava em jogo" ou não viveria e, pior, sofreria bullying e até homofobia. Na minha geração, homem que sentia alguma vergonha em relação a alguma parte do corpo já era rotulado e virava o alvo. Sempre os mais velhos me falavam: "homem que é homem não tem o que esconder, tem o que proteger".

Por isso, hoje fico peladão em casa e crio meus filhos da mesma forma e nunca pedi permissão para a minha esposa (rs), que nunca ligou. Tenho dois adolescentes, um de 13 e outro de 15, e desde que lhes tiramos as fraldas eles ficam pelados em casa. Quando saíamos os três, sempre procurava sair sem camisa e a colocando quando entrávamos em algum estabelecimento. Eles sempre me viram como exemplo de masculinidade - coisa que eu não tive com meu pai que era muito distante de mim e nunca nos demos bem -, além de um amigo. Quando comento que na idade deles eu sentia vergonha até de usar regata, eles ficam abismados e não conseguem entender como sofri sendo que esse é um direito que os homens conquistaram, principalmente em países de clima tropical como o nosso.

Por fim, nós homens TEMOS que ter participação na criação dos meninos, manter o direito da nossa masculinidade de ficar sem camisa onde é permitido e pelado ou de cueca em casa sem sermos recriminados. Do contrário, penso, veremos cada vez mais homens inseguros. Na minha infância e adolescência, nunca tinha conhecido um homem se quer que tinha vergonha de tirar a camisa ou tomar banho num banheiro público ou de porta aberta por exemplo. Hoje, temos até um fórum para ajudar essa geração criadas apenas por mulheres, que sem querer acabam não incentivando os meninos a ficarem sem camisa, com pais ausentes ou mesmo sob o crivo de doutrinas que passaram a enxergar a seminudez masculina como pecaminosa, fato que não se ouvia falar há 20 anos por exemplo. Isso precisa acabar!
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Criação de filhos Empty Re: Criação de filhos

Qua 27 Dez 2023 - 0:40
LH_ escreveu:Hoje, temos até um fórum para ajudar essa geração criadas apenas por mulheres, que sem querer acabam não incentivando os meninos a ficarem sem camisa, com pais ausentes ou mesmo sob o crivo de doutrinas que passaram a enxergar a seminudez masculina como pecaminosa, fato que não se ouvia falar há 20 anos por exemplo. Isso precisa acabar!

Sabe o que é pior? No meu caso, tanto o meu pai quanto a minha mãe faziam de tudo para que eu me acostumasse a ficar sem camisa. Mesmo assim eu tinha vergonha.

Era sempre a minha mãe quem insistia para eu tirar a camisa em dias quentes, às vezes falava até para eu ficar só de cueca. Uma dia ela chegou a arrancar a minha camiseta à força. Meu pai, pelo contrário, falava uma vez só e, diante da minha negativa, não insistia mais. E ele andava o tempo todo descamisado.

Em relação à nudez, também não havia nenhuma restrição. Meu pai costumava sair do banho completamente nu e sem toalha, deixava para se vestir no quarto. Minha mãe também não se importava em trocar de roupa na minha presença. E eu, quando criança, também não me importava em ficar nu diante deles. Mais do que isso, quem viveu os anos 90 sabe que, na televisão, cenas de nudez apareciam em qualquer horário, quando menos esperávamos. E meus pais não se incomodavam que eu visse essas cenas quando criança. Não tentavam mudar de canal, não me tiravam da sala e nem apresentavam qualquer constrangimento. Nudez era tratada com naturalidade por aqui. Isso só acabou por aqui quando entrei na adolescência e aí fiquei com vergonha de ficar nu diante deles por conta das mudanças que o meu corpo estava passando nessa fase da vida. E eles também acabaram ficando mais reservados, e hoje em dia ninguém mais fica nu diante de ninguém aqui em casa.

Por isso que eu digo que não sei que conselhos dar para que as pessoas criem filhos que não tenham vergonha de ficar sem camisa. Mesmo em um ambiente favorável pode acontecer. É mais fácil focar no que NÃO fazer. No meu caso, o único erro foi tentarem me fazer ficar sem camisa à força, o que só aumentou a minha resistência em relação a isso. Por outro lado, não sei o que os meus pais poderiam ter feito por mim, pois eu era muito teimoso. Demorou anos para eu entender que eu seria muito mais livre se eu superasse essa dificuldade e aderisse à pratica.

Mark curtiu isto

avatar
Mark
Mensagens : 41
Data de inscrição : 13/09/2023
Idade : 26

Criação de filhos Empty Re: Criação de filhos

Qua 27 Dez 2023 - 4:31
LH_ escreveu:Hoje, temos até um fórum para ajudar essa geração criadas apenas por mulheres, que sem querer acabam não incentivando os meninos a ficarem sem camisa, com pais ausentes ou mesmo sob o crivo de doutrinas que passaram a enxergar a seminudez masculina como pecaminosa, fato que não se ouvia falar há 20 anos por exemplo.

Vou discordar desta parte muito específica da resposta do colega, embora concorde com o todo o resto. Pelo que eu vejo no fórum e pelo mundo afora, o que mais dificulta no descamisamento das pessoas é uma vergonha que existe independente de uma figura paterna ou materna; acho que é uma chaga mais profunda e complicada do que apenas "geração criada apenas por mulheres". Tem muito mais a ver com autoimagem. Tenho amigos e conhecidos com filhos, e nos lugares onde os filhos são ensinados a ficarem confortáveis com os próprios corpos, o descamisamento vem naturalmente.

E eu acho que esses problemas sempre existiram, o que me parece é que antigamente não existia um lugar tipo este fórum para pessoas discutirem abertamente sobre por que elas não conseguem ficar sem camisa. Galera não ficava de camisa, ou ficava sem camisa na base da coerção, e se alguém fosse atrás de resolver essa questão teria de ser sozinho.

Lucas S e Vareta curtiram isto

Conteúdo patrocinado

Criação de filhos Empty Re: Criação de filhos

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos