Tirar a camisa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Convidado
Convidado

Nós realmente queremos naturalizar essa prática? Empty Nós realmente queremos naturalizar essa prática?

Seg 27 Mar 2023 - 0:07
Vou levantar uma questão: a gente curte a "exposição", a atenção que o ato de ficar sem camisa gera? Ou a gente tá aqui nesse e em outros grupos buscando ficar sem camisa pra chegar ao ponto de nem sentir mais aquele calor no peito, aquele suor de nervosismo quando fica sem camisa - até naturalizar o gesto a ponto de nunca mais sentir nada de diferente quando fica sem camisa?
Lucas S
Lucas S
Admin
Mensagens : 369
Data de inscrição : 12/09/2019
https://tiraracamisa.forumeiros.com

Nós realmente queremos naturalizar essa prática? Empty Re: Nós realmente queremos naturalizar essa prática?

Seg 27 Mar 2023 - 1:09
Ótima pergunta, Henri. É uma boa reflexão e (por que não?) uma boa provocação!

Começo respondendo com outra pergunta: será que ficar sem camisa gera toda essa atenção que nós pensamos que gera?

Lembro-me que antes de criar coragem para sair sem camisa na rua, eu sempre observava como as outras pessoas reagiam quando algum descamisado passava por elas. E, em 100% das vezes, a reação era: total indiferença! O descamisado em questão parecia não chamar atenção alguma. Talvez chamasse apenas a minha atenção e de mais ninguém. Quando eu saio sem camisa na rua e passo por alguém, eu sempre fico preocupado em como a pessoa irá reagir ao me ver descamisado. E simplesmente as pessoas nem olham! Nem mesmo uma olhadinha de canto, bem disfarçadamente. Para a gente, ficar sem camisa em público parece ser algo excepcional, mas o "público" costuma encarar com uma naturalidade surpreendente! Tudo isso é coisa da nossa cabeça.

Mas aí cabe separar as coisas. Uma coisa é sentir insegurança em ficar sem camisa. Outra é ter uma sensação diferente ao fazer isso, mesmo estando seguro de si. Eu não vou arriscar falar pelos outros, mas o que eu busco é simplesmente perder essa insegurança, essa preocupação de que as outras pessoas possam se sentir incomodadas ou ofendidas em me ver com o corpo descoberto da cintura para cima. Eu quero sim que tirar a camisa seja tão natural quanto, sei lá, tirar um boné!

Porém, a meu ver, essa insegurança é diferente da sensação de "prazer", digamos assim, que estar com uma maior porção do corpo exposta proporciona. Uma espécie de "exibicionismo", no sentido de gostar de saber que o seu corpo está sendo visto por outras pessoas. Então acho que, mesmo que eu supere toda a insegurança envolvida em ficar sem camisa em público, tirar a camisa sempre trará uma sensação diferente.

Logo, respondendo as suas perguntas mais diretamente: sim, eu (já disse, não vou falar pelos outros) curto essa "sensação diferente" em tirar a camisa. Mas, ao mesmo tempo, busco superar todas as inseguranças que, por vezes, acabam me desencorajando de tirar a camisa. Em última análise, esse questionamento acaba caindo na mesma linha que outro que já cheguei a fazer aqui que é: "Afinal, por que você quer ficar sem camisa?". É uma pergunta que eu gostaria de fazer mais vezes para quem quer superar a vergonha de ficar sem camisa, mas tenho medo de, com isso, acabar desincentivando a pessoa, "jogando um balde de água fria" em seus objetivos. Mas, quando pensamos nisso, acabamos tendo uma noção mais clara dos nossos objetivos.

Então, novamente, agradeço por ter levantado esse questionamento. É muito pertinente e muito importante em nossa busca.

Ricardo_tac e Daniel curtiram isto

avatar
Convidado
Convidado

Nós realmente queremos naturalizar essa prática? Empty Re: Nós realmente queremos naturalizar essa prática?

Ter 28 Mar 2023 - 0:03
Boas reflexões, Lucas. Acho que vc conseguiu desenvolver boa parte do que eu penso sobre o ato de se descamisar. Tem a vontade de naturalizar o ato, e tem o prazer inerente a estar sem camisa e a ser visto sem camisa por outras pessoas tbm. A compartilhar momentos sem camisa. Uma coisa não exclui a outra
avatar
Ricardo_tac
Mensagens : 90
Data de inscrição : 09/10/2019

Nós realmente queremos naturalizar essa prática? Empty Re: Nós realmente queremos naturalizar essa prática?

Ter 28 Mar 2023 - 0:23
Eu diria que as duas coisas coexistem ! Quiçá muitas outras questões mesclam-se nesse assunto do descamisamento ! Elejo como principal questão vencer as barreiras que nos impediam de tirar a camisa, vencer a vergonha, arrebentar os grilhões que nos prendem ! Mas concordo , que ao conseguirmos essa Vitória , surge a sensação de " empoderamento " , de prazer ao conseguir se exibir , vem uma sensação de masculinidade , de fazer o que todos os outros homens fazem ! Quanto à naturalização do fato de estar sem camisa, pra quem vivenciou esse problema, mesmo que alcance todas as vitórias, nunca vai ser " natural " ! Sempre quem teve vergonha de tirar vai saber que " está sem camisa " !! Mas, o importante é vencer e ... tirar !!!

Lucas S e Daniel curtiram isto

Daniel
Daniel
Mensagens : 31
Data de inscrição : 10/01/2021
Idade : 33
Localização : Rio Grande do Sul

Nós realmente queremos naturalizar essa prática? Empty Re: Nós realmente queremos naturalizar essa prática?

Sex 7 Abr 2023 - 20:58
Lucas S escreveu:Começo respondendo com outra pergunta: será que ficar sem camisa gera toda essa atenção que nós pensamos que gera?

Essa é uma boa questão.
Nos últimos meses eu ando fazendo bastante exercício sem camisa ao ar livre, aproveitando o calor. Eu vou muito em um parque fazer exercícios de calistenia. Uma coisa que me surpreendeu no início é que ninguém liga pro fato de eu estar sem camisa (e de pé descalço, vale ressaltar. As pessoas nem olham, é como se fosse a coisa mais normal do mundo) mas, além disso, as pessoas caminham e circulam normalmente perto de mim enquanto eu estou me exercitando (todo suado, descabelado, fazendo cara feia...).
Essa questão das pessoas estranharem ou não depende muito do contexto e do lugar onde você está sem camisa. Esse exemplo que eu citei de fazer exercício sem camisa no parque é tranquilo, ninguém acha estranho (é algo esperado para o local). Mas como eu já relatei aqui no fórum, eu já andei na rua sem camisa em dias nublados de outono, em lugares onde isso é incomum (centro da cidade, por exemplo) e nesse caso o cara acaba sendo o pavão, tanto que já ouvi gracinhas e comentários nesse tipo de situação.
Eu acho que o gostoso de andar sem camisa, em parte, é a sensação de estar fazendo algo que exige coragem. É tipo um grito de liberdade, a sensação de estar saindo da sua zona de conforto e fazendo algo que desafia os padrões e amarras da sociedade.

Lucas S curtiu isto

Conteúdo patrocinado

Nós realmente queremos naturalizar essa prática? Empty Re: Nós realmente queremos naturalizar essa prática?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos